MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cidades do estado do Rio de Janeiro recebem mais de 600 mil novas doses de imunizantes contra a Covid-19

Pela primeira vez, a vacina da Janssen será disponibilizada. Serão 132.450 doses únicas, enviadas aos 92 municípios

Por Redação Multiplix
28/06/21 - 12:41 | Atualizada em 29/06/21 - 08:45
Cidades do estado do Rio de Janeiro recebem mais de 600 mil novas doses de imunizantes contra a Covid-19 Cidades do estado do Rio de Janeiro recebem vacinas para seguir imunizando a população contra a Covid-19 | Foto: Banco de Imagem

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) entregou no último sábado, 26, 605.920 doses das vacinas contra a Covid-19.

Do total de doses, segundo a SES, 132.450 são da Janssen, para aplicação em dose única, com distribuição para os 92 municípios do estado.

Além disso, também foram distribuídas 200.070 vacinas da Pfizer (para primeira dose); e 273.400 doses de CoronaVac (136.700 para primeira dose e 136.700 para segunda dose).

“É a primeira vez que o Ministério da Saúde envia a vacina da Janssen. A distribuição para os 92 municípios foi definida em reunião do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems). Esta vacina é administrada em dose única, mas as demais disponíveis necessitam da aplicação das duas doses para alcançarem a eficácia demonstrada nos estudos. Além disso, vale reforçar que todas as vacinas disponíveis são eficazes contra as variantes identificadas até o momento”, explica o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Assim como nas entregas anteriores, a SES enviará ofício para as secretarias municipais reforçando a importância de que os responsáveis técnicos e gestores municipais organizem suas ações de vacinação, priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunizações (PNI), e respeitando as doses que são destinadas para a primeira ou segunda aplicação.

Neste caso, os municípios são responsáveis por guardarem metade do quantitativo de doses da CoronaVac que receberem para aplicação da segunda dose.

A SES reitera ainda que não há reserva técnica para reposição das vacinas, caso a administração das doses não siga o especificado, e destaca ainda que a gestão da aplicação das doses e o registro são de competência municipal.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde informou que recebeu do Governo do Estado, no último sábado, 7.950 doses para aplicação da primeira e segunda dose. Segundo a pasta, deste total, 4.010 são da Coronavac, 2.370 da Pfizer e 1.570 da Janssen.

“Essas doses serão utilizadas para a primeira e segunda dose. Já a da Jansen, o esquema vacinal é realizado com apenas uma aplicação, o que auxiliará no avanço da vacinação no município”, afirmou a prefeitura.

Já em Teresópolis, a prefeitura informou que o município recebeu 3.800 novas doses da vacina contra a Covid-19, também no último sábado, 26.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade recebeu doses da farmacêutica Janssen e elas estão sendo aplicadas no interior (Bonsucesso e Pessegueiros).

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o uso da vacina Janssen irá agilizar o ritmo de vacinação, dado que este imunizante requer aplicação de apenas uma dose para a completa imunização.

Na Região dos Lagos, Cabo Frio informou que recebeu 1750 doses da vacina Janssen, 2652 doses da Pfizer e 4.510 doses de CoronaVac para atender o público em geral (primeira e segunda doses).

Ainda de acordo com a prefeitura, o avanço da imunização permanece dependendo do envio de doses pelo estado

A reportagem do Portal Multiplix entrou em contato com a Prefeitura de Araruama para saber quantas doses cada município recebeu e aguarda uma resposta.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.