MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cantagalense lança livro de poesias com inspirações em palavras indígenas

A obra, que usa palavras indígenas como inspiração para os títulos dos capítulos, fala sobre as complexidades e características que marcam um ser humano

Por Luisa Machado
20/11/19 - 17:42
Cantagalense lança livro de poesias com inspirações em palavras indígenas Autor já publicou oito livros, sendo esse o terceiro voltado para poesias | Foto: Arquivo pessoal/José Huguenin

Nessa quinta-feira, dia 21 de novembro, mais um lançamento literário vai acontecer no município de Cantagalo, na Região Serrana do Rio. Escrito pelo cantagalense José Huguenin, o livro de poesias Koiah será apresentado pela primeira vez na Casa de Euclides da Cunha, no distrito de Euclidelândia, às 20h30.

A pequena cidade da serra fluminense é berço de muitos escritores brasileiros como, citado, Euclides da Cunha, autor de Os Sertões, publicado em 1902, que fala sobre a Guerra de Canudos, no interior da Bahia.

“Koiah significa falar na língua Puri, nação indígena que vivia no Vale do Paraíba, inclusive na região de Cantagalo, e foi dizimada durante a colonização portuguesa. O ponto central dos poemas do livro é o ser humano. É sobre a humanidade que os versos querem “koiah” – falar! As belezas, as contradições e complexidades da humanidade fazem com que os temas sejam variados”, explica o autor da obra.

Em poemas incluídos em diferentes capítulos do livro, é possível encontrar referências tanto do município de Cantagalo como, também, do seu principal conterrâneo – Euclides da Cunha. Além disso, o autor também reúne temas universais como o amor, o meio ambiente e a filosofia.

José Huguenin é formado em Física e doutor no assunto pela UFF, em parceria com o Laboratório Kastler Brossel, na França. O assunto também é tema de poesias que podem ser encontradas na obra literária. Além disso, um dos capítulos do livro, chamado Chambé, que significa filho, em Puri, é dedicado integralmente ao filho do escritor.

“Em Chambé, apresento os poemas mais intimistas, dedicados ao meu filho. Ele é autista e chamo estes textos de poemas azuis, pois retratam os nove anos de vivências, avanços e recuos, mas de um amor intenso e único”, conta José.

Sobre o autor

José Huguenin nasceu em Cantagalo, em 1978, é doutor em Física e professor universitário no Instituto de Ciências Exatas da UFF em Volta Redonda (RJ), onde mora atualmente. É membro da Academia Volta-redondense de Letras e escreve poesias desde a adolescência e, por onde vai, leva um caderninho para anotar os pensamentos, textos e poemas de última hora.

Livros Publicados:

  • Koiah – Poesia - 2019
  • Raio de Sol – Fotografia - 2019
  • O vaqueiro e o jornalista – Romance - 2018
  • Experimentos poéticos – Poesia - 2016
  • A parede & outros contos - Contos - 2015
  • Estranhezas e mitos da mecânica quântica – ensaio - 2014
  • De manga a jiló provei... – crônicas - 2014
  • Vintém – Poesia – 2013

Destaques:

  • Publicação do conjunto de poemas “O movimento das palavras” na Revista Brasileira, da Academia Brasileira de Letras;
  • Menção honrosa no Prêmio Internacional Vicente Cardoso de Contos - Santa Rosa – RS
  • Menção honrosa no 6º Prêmio UFF de literatura
  • Premiações no 3º e 5º Prêmio São Francisco Xavier de Literatura
  • Menção honrosa no Prêmio Moutonée de Poesia
  • Premiado (2º lugar) no Concurso de Poesia de Casimiro de Abreu

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.