MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Auxílio Gás dos Brasileiros começa a ser pago nesta terça-feira

Programa é destinado a famílias de baixa renda e segue o mesmo calendário de pagamentos do Auxílio Brasil

Por Kessia Coutinho
18/01/22 - 15:49
Auxílio Gás dos Brasileiros começa a ser pago nesta terça-feira  Pagamento será de 50% do preço médio do botijão de 13 quilos | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Auxílio Gás começa a ser pago, retroativamente, a partir desta terça-feira, 18, para as famílias cadastradas no CadÚnico, com o NIS terminado em 1, e segue o mesmo calendário regular de pagamentos do Auxílio Brasil.

De acordo com o governo federal, o programa tem duração prevista de cinco anos. Até o fim de 2026, serão beneficiadas 5,5 milhões de famílias com o pagamento de 50% do preço médio do botijão de 13 quilos a cada dois meses.

Atualmente, a parcela equivale a R$ 56,00. Para este ano, o auxílio tem orçamento de R$ 1,9 bilhão.

O Programa é gerido pelo Ministério da Cidadania, responsável pelo envio dos recursos para pagamento.

A Caixa Econômica é a instituição financeira responsável por realizar o pagamento para as pessoas selecionadas pelo Ministério da Cidadania e pela disponibilização de canais para atendimento aos beneficiários que tenham dúvidas sobre o saque do benefício.

Pagamentos começam hoje e segue até dia 31 de janeiro Pagamentos começam hoje e segue até dia 31 de janeiro | Arte: Reprodução/Caixa

Quem pode participar do programa

São elegíveis ao Programa Auxílio Gás dos Brasileiros:

  • Todas as famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, inclusive as famílias que recebem benefícios de programas do governo

  • Famílias que tenham alguma pessoa que mora na mesma casa, que recebe o benefício de prestação continuada da assistência social, inscritas ou não no CadÚnico

Como se cadastrar

Basta procurar um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) no município e solicitar o cadastramento.

Para receber o Auxílio Gás, a família deve estar inscrita no Cadastro Único e possuir renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa.

A inscrição no Cadastro Único é um pré-requisito, mas não implica na entrada imediata das famílias no Programa, nem no recebimento do benefício.

Critérios

O benefício financeiro do Programa Auxílio Gás dos Brasileiros, segue os seguintes critérios:

  • Famílias com registro do CadÚnico que tenha sido atualizado nos últimos 24 meses

  • Famílias com menor renda por pessoa

  • Famílias com maior quantidade de pessoas

  • Famílias que recebem benefício do Programa Auxílio Brasil

  • Famílias com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis

Serão priorizadas as famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.