MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Além das sapatarias, farmácias se destacam no comércio de Nova Friburgo

No estado do Rio de Janeiro, crescimento do ramo está acima da média nacional

Por Sara Schuabb
21/03/19 - 13:40
Além das sapatarias, farmácias se destacam no comércio de Nova Friburgo Só na região central de Nova Friburgo há 25 farmácias e drogarias | Foto: João Luccas Oliveira

Quem anda pelo Centro de Nova Friburgo, município da Região Serrana fluminense, já deve ter percebido que, além da grande quantidade de sapatarias, existem também muitas farmácias e drogarias disputando locais estratégicos. De acordo com levantamento realizado pelo Portal Multiplix, só na região central da cidade são 25 estabelecimentos do ramo.

Segundo pesquisa da empresa Close-up, que faz consultoria do mercado farmacêutico, há um grande crescimento recente do setor. Nos últimos cinco anos, o número de farmácias no estado do Rio de Janeiro cresceu 40%. Esse aumento fica acima do nacional, que foi de 38% no período. Atualmente, há 6.037 lojas no estado, o que representa uma farmácia para cada 2.842 habitantes.

Uma das razões apontadas na pesquisa para esse crescimento das farmácias é o aumento de expectativa de vida da população brasileira. Os dados do IBGE revelam que, considerando-se ambos os sexos, subiu de 75,8 anos de idade, em 2016, para 76 anos, em 2017. Levando-se em conta a população masculina, a expectativa de vida ao nascer passou de 72,2 anos para 72,5 anos. Já a das mulheres subiu de 79,4 anos para 79,6 anos, de 2016 para 2017.

Ainda segundo a pesquisa, além do aumento da expectativa de vida, o crescimento da classe média na última década, a diversificação do negócio e o melhor acesso a diagnósticos e tratamentos são alguns dos outros motivos que explicam essa expansão.

As grandes redes são as que mais abrem estabelecimentos e disputam espaço e preço no mercado. Ainda, de acordo com o levantamento da Close-up, a RD Farmácias Brasil – Raia Drogasil AS destaca-se com 11,7%; a Drograria São Paulo com 6% e a Pague Menos 5,4%. A líder do setor, a Raia Drogasil, proprietária da marca Droga Raia, tem como meta inaugurar ainda 240 unidades pelo país em 2019, e o Rio de Janeiro está entre os estados prioritários.

Aumento na expectativa de vida da população é uma das razões para o aumento no número de farmárciasAumento na expectativa de vida da população é uma das razões para o aumento no número de farmárcias | Foto: João Luccas Oliveira

Lucas Oliveira, que trabalha em farmácia há sete anos no município, diz que a procura é grande por todos os medicamentos e artigos de perfumaria, mas destacam-se a venda dos remédios para diabetes, tireoides, problemas cardiovasculares e também os analgésicos e disfunção erétil.

A secretária municipal de Saúde, Tânia Trilha, afirma que “Nova Friburgo é cercada de grandes empresas e por municípios. Além disso, tem uma demanda populacional muito grande e é uma cidade universitária. Então, o crescente número de drogarias e farmácias pode ser visto como uma consequência disso”.

O Portal Multiplix entrou em contato com a prefeitura, a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Friburgo (CDL), mas nenhum órgão soube precisar o número de estabelecimentos que atuam no ramo no município.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.