MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Vacinação contra gripe não chega a 30% no RJ e é prorrogada; veja números em Friburgo e Cabo Frio

Dose do imunizante segue disponível para quem tem mais de seis meses de idade

Por Kessia Coutinho
31/05/23 - 12:05
Vacinação contra gripe não chega a 30% no RJ e é prorrogada; veja números em Friburgo e Cabo Frio Vacina contra Influenza continua disponível para população acima dos seis meses | Foto: Reprodução/Breno Esaki (Âgencia Brasil)

Por causa da baixa procura pela vacina contra a Influenza (gripe), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) estendeu o prazo da campanha e está convocando toda a população para se imunizar.

Assim como em todo o Estado do Rio de Janeiro, a cobertura vacinal em Nova Friburgo, Região Serrana, e Cabo Frio, Região dos Lagos, também está bem abaixo da meta.

A campanha do governo federal termina nesta quarta-feira, 31, mas a orientação do Ministério da Saúde é para que os estados que tiverem o estoque de vacina ampliem o calendário de ações locais.

Segundo dados da SES, desde o início em 10 de abril, até a última segunda-feira, 29, foram aplicadas 2.211.512 de doses, o que representa apenas 27,72% de cobertura vacinal do público-alvo definido pelo plano nacional de imunização.

De acordo com o último levantamento feito pela Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (Subvaps), entre 1º de janeiro e 6 de maio de 2023, foram registradas 98 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causadas por Influenza A e B.

No mesmo período do ano passado, foram registradas 235 hospitalizações. O secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, falou sobre a baixa vacinação e a importância da prevenção:

Nos últimos anos, muitas pessoas ficaram alarmadas com fake news e, por conta disso, não deram importância para as campanhas. As vacinas são seguras e contribuem muito para evitar casos graves de gripe, com internações, inclusive em CTI e até óbitos. É importante lembrar que a gripe pode provocar uma pneumonia e matar.

A meta do estado é alcançar 90% de um total de quase sete milhões de pessoas, por isso, as vacinas continuarão disponíveis nos 92 municípios fluminenses.

Vacinação em Friburgo

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que, até o momento, 32.501 vacinas contra a gripe foram aplicadas em Friburgo, o que representa cerca de 17% da população friburguense.

A vacina é aplicada de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde no Suspiro, em Olaria, Conselheiro Paulino, Cordoeira e São Geraldo. O horário de funcionamento é de 8h até 16h30.

Todos com mais de seis meses podem receber a dose, basta levar o CPF, cartão do SUS e a caderneta vacinal.

A secretária de Saúde, Nicole Cipriano, faz um alerta a população que ainda não se vacinou:

Contamos com a colaboração de toda a população na conscientização sobre a importância da imunização. A campanha contra a gripe de 2023 está disponível e atualizada contra as cepas circulantes. Procure uma unidade para se vacinar.

Vacinação em Cabo Frio

Até a última terça-feira, 29, compareceram para receber a dose do imunizante, 31.053 pessoas, em Cabo Frio. Esse número corresponde a 37,81% do público-alvo, composto por 82.048 moradores.

A prefeitura da cidade reafirmou que a campanha contra a Influenza que terminaria nesta quarta-feira, 31, foi prorrogada. Todas as pessoas a partir de seis meses de idade devem se vacinar nas unidades de saúde dos bairros.

A Secretaria de Saúde também destacou a importância de ampliar a cobertura vacinal da população, principalmente para os grupos prioritários, devido à sazonalidade das doenças respiratórias, mais comuns no inverno.

É imprescindível que as pessoas procurem uma unidade de saúde para se vacinar contra a Influenza o quanto antes. A vacina previne contra os casos graves e complicações resultantes da gripe, principalmente em crianças e idosos.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.