Tiee e 'Nada Igual' são algumas das atrações da Festa da Padroeira, em Arraial do Cabo
Além dos shows, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios também terá programação religiosa

O dia de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, será comemorado com shows e promete agitar a cidade entre este sábado, dia 15, e terça, 18 de outubro.
O Estádio do Barcelão será o palco da festa durante os quatro dias de evento.
O pagodeiro Tiee e o grupo 'Nada Igual' estão entre as atrações confirmadas pela prefeitura nesta semana.
Confira a programação completa
15/10 (Sábado)
- 22h - Gabriel Fiorito
16/10 (Domingo)
- 22h - Grupo Nada Igual
17/10 (Segunda)
- 22h - Tiee
18/10 (Terça)
- 21h - Aline Brasil
Nesta terça-feira, dia 18, no dia do feriado, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, na Praia dos Anjos, preparou uma programação religiosa em homenagem à santa.
Programação religiosa
18/10 (Terça-feira)
9h - Terço e ladainha
10h - Missa solene
17h30 – Procissão
19h30 - Santa Missa Campal após queima de fogos
O Estádio Barcelão fica na rua Benjamim Constant, s/nº, no Centro
Igreja de Nossa Senhora dos Remédios
No local foi realizada a primeira missa em ambiente fechado no Brasil | Foto: Vinícius Pereira
Localizada na Praia dos Anjos, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios foi erguida em 1503 pelos portugueses e é considerada uma das primeiras edificações do Brasil. A arquitetura preservada do local, remete a um período de extrema importância cultural. A simplicidade e beleza do espaço encantam visitantes e moradores.
De acordo com relatos históricos, foi na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios que foi celebrada a primeira missa em ambiente fechado no país, transformando o local em valioso patrimônio cultural.
A história da região é datada no início do século XVI, quando o explorador Américo Vespúcio aportou no mar de Arraial do Cabo com a segunda expedição europeia que percorria o litoral brasileiro. No mesmo centro histórico está um pequeno obelisco que marca o ponto da chegada dos conquistadores, onde viviam principalmente índios tamoios antigamente.
Devoção
Procissão com imagem da santa percorre as ruas da cidade | Foto: Vinícius Pereira
Segundo a Igreja Católica, a devoção a Nossa Senhora dos Remédios teve início em Roma, durante a Idade Média. Na época, os cristãos escravizados na África e no Oriente Médio, precisavam de dinheiro para resgatar os seus entes, foi então que a Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade pediu auxílio a Nossa Senhora para trouxesse um remédio para todos os problemas.
A história conta também que São João da Mata e São Félix de Valois fundaram a ordem para a libertação dos cativos, em grande número na época, e, não tendo dinheiro para o fim em vista, lhes apareceu Nossa Senhora, entregando-lhes uma bolsa cheia.
A partir daí começaram a dar à Virgem Santíssima, o nome de Nossa Senhora dos Remédios. A palavra remédio ganhou inúmeros significados, mas todos foram vinculados a resgatar, redimir, libertar e salvar.
Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.