Semana Nacional de Museus é celebrada com programação especial no Mart, em Cabo Frio
Com 1.012 instituições participantes, temporada cultural marca o Dia Internacional dos Museus no Brasil

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), promove desde segunda-feira, 12, um dos maiores eventos culturais do Brasil: a 23ª Semana Nacional de Museus.
O evento reúne 1.012 instituições em todo o país, com mais de 3.150 atividades cadastradas para celebrar a riqueza do patrimônio histórico e cultural brasileiro.
Na região Nordeste, são 254 instituições participantes, 440 no Sudeste, 198 no Sul, 57 no Norte e 63 no Centro-Oeste.
Nas regiões Serrana e dos Lagos do Rio de Janeiro, participam do evento cidades como: Arraial do Cabo, Cabo Frio, Nova Friburgo e Teresópolis. O cronograma completo dessas cidades pode ser consultado na plataforma oficial Visite Museus, com busca por estado, município ou nome da instituição.
A temporada cultural é realizada anualmente para celebrar o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, valorizar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade.
Neste ano, o tema do evento é "O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação", que convida à reflexão sobre três subáreas fundamentais: Patrimônio Imaterial, Juventude e Novas Tecnologias.
Atividades presenciais e online ocorrem nas unidades participantes, como exposições, visitas guiadas, palestras, seminários, mesas-redondas, oficinas, saraus, rodas de conversa, performances e apresentações musicais e teatrais.
Mais do que uma semana
Com programação estendida, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram), em Cabo Frio, promove atividades cultural até 31 de maio.
Entre as ações, estão encontros, rodas de conversa, exibição de documentários, oficina, música, exposição e um festival inédito de cultura popular.
Confira a programação no Mart:
Quinta-feira, 15
- Documentário "Redes, Bandeiras, Fitas e Fé" + Roda de conversa – 18h
O documentário mostra a organização, preparação e realização da tradicional Barqueata em louvor a São Pedro, feita por pescadores artesanais de Cabo Frio. Eles relatam a história dessa rica tradição, desde a década de 70, e os desafios atuais para sua organização, como o impacto do passivo ambiental na Laguna de Araruama e o tempo de dedicação dos participantes. O filme é de Paulinha Araujo e Daniel Arrebola. Após a exibição, haverá uma roda de conversa.
Sábado, 17
- Oficina de Jongo e Maracatu de baque virado – 14h
A oficina será realizada pelo Ponto de Cultura e Memória Coletivo Griot, com condução da professora Márcia Fonseca. A atividade abordará os gestuais e as movimentações básicas, os aspectos históricos e socioeconômicos dessas manifestações, além de exercícios de consciência e expressão corporal. Os interessados devem preencher um formulário online.
Terça, 20, quarta, 21 e, quinta, 22
- 1º Festival Mestres do Povo
O evento reunirá populares, acadêmicos e mestres culturais da região e de outras partes do país para uma série de atividades, como exibição de curtas e filmes, rodas de conversa, palestras e exposições artísticas. A programação detalhada será divulgada nos próximos dias.
Quinta-feira, 29
- Projeto Sopros & Cordas no Mart – 18h
Sopros & Cordas é um projeto de valorização da música instrumental brasileira e internacional, dirigido por Airton Ozório. A iniciativa busca atrair o público jovem para a apreciação desse gênero musical, com versões únicas de clássicos nacionais e internacionais de diferentes períodos da história da música.
Sábado, 31
- Fórum Inter-religioso: caminhando, a gente se entende – 14h
O fórum, promovido pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap), reunirá representantes de diversas religiões para dialogar sobre políticas públicas e tolerância religiosa. A programação detalhada será divulgada em breve.
Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!