Prefeitura de Nova Friburgo confirma autorização para demolir área desmembrada do Clube de Xadrez
Assunto ganhou destaque na cidade com o movimento SOS Clube Xadrez, que solicita a preservação do local

O Clube de Xadrez, localizado no Centro de Nova Friburgo, na Região Serrando do Rio de Janeiro, faz parte da história da cidade há mais de 70 anos. Nos últimos dias, a possível demolição de parte do imóvel ganhou destaque.
De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, o clube é constituído por duas edificações: a primeira, o prédio do Xadrezinho, construída em 1941, e a segunda, já na década de 1950.
O edifício inicial, ainda segundo o governo municipal, tem elementos puros do estilo neocolonial brasileiro e teve seu tombamento definitivo aprovado em 2024. Nesse caso, a parte secundária não estaria inserida, como é indicado no decreto municipal nº 3.094 do ano passado.
Decreto municipal nº 3.094 estabeleceu tombamento definitivo da parte, iniciada em 1941, do Clube de Xadrez | Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Friburgo
Diferente da determinação do último ano, o decreto nº 268 de 2012 apontava o tombamento, provisório, do edifício localizado na avenida Galdino do Valle Filho, nº 151 – Clube de Xadrez, sem mais especificações.
O espaço construído após os anos 50 já abrigou o Centro de Convivência da Pessoa Idosa, com um salão e uma academia ao ar livre.
Uma possível demolição desse prédio secundário virou alvo de um movimento na internet, chamado SOS Clube Xadrez. Essa ação conta com um abaixo-assinado pela preservação da edificação histórica, que atingiu mil assinaturas em dez dias. No texto de apresentação, há um destaque para a importância da construção:
Sua arquitetura única deve ser preservada para as futuras gerações, evitando que nossa história, cultura e memória social se percam com o tempo.
O movimento ainda cita que "há um senso de urgência para que medidas sejam tomadas de forma imediata, a fim de proteger essa parte fundamental de nossa herança cultural e social".
Uma das laterais possui placas de metal, porém não há informações de obras no local | Foto: Jean Teixeira
Ao Portal Multiplix, a Prefeitura de Nova Friburgo confirmou nessa terça-feira, 13, que um "projeto imobiliário foi analisado (...)" e aprovado para o terreno desmembrado do Clube de Xadrez:
Antes da aprovação, o processo passou por diversos setores e órgãos, incluindo a Fundação Dom João VI, que se pronunciou acerca do tombamento, manifestando-se favoravelmente ao prosseguimento das análises e aprovação do projeto.
Em nota, o governo municipal afirma que a área é particular e que os processos de análise em âmbito do Executivo começaram em 2021 e terminaram em 2024.
A prefeitura também esclareceu à reportagem o que foi autorizado a ser feito no local:
Para a área desmembrada (área privada) foi autorizada a demolição da edificação existente, nos limites estabelecidos pela Fundação Dom João VI, ou seja, com a preservação da fachada.
A nossa equipe esteve na região do imóvel e não constatou a existência de placas com informações sobre uma possível obra.
O Portal Multiplix tenta contato com os representantes do movimento SOS Clube Xadrez.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!