Teresópolis ganha aplicativo Minha Saúde para prevenção e combate ao covid-19
Plataforma visa identificar os casos suspeitos da doença com autoavaliação dos funcionários

Uma ferramenta que será utilizada para fortalecer as medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus foi lançada em Teresópolis, na Região Serrana do Rio. O aplicativo Minha Saúde será usado dentro do Programa Estratégico de Testagem (PET), que identificará os casos suspeitos do covid-19 em funcionários nos estabelecimentos, como colaboradores, empregados e prestadores de serviços do município.
As informações foram passadas pela prefeitura, responsável pelo aplicativo. Disponível gratuitamente nos sistemas Android e iOS, a ferramenta permite a realização de triagem, com o monitoramento dos sintomas, podendo estabelecer contato direto entre cidadão e o serviço de saúde da cidade.
“O aplicativo Minha Saúde é uma ferramenta que agrega as medidas que já implantamos em nossa cidade para o enfrentamento do contágio do coronavírus. E o grande benefício é que o aplicativo possibilita que a triagem seja feita sem a necessidade de o paciente sair de casa. Além disso, será de extrema importância para o monitoramento da saúde dos funcionários, com avaliações semanais, através do aplicativo. Se preciso, o cidadão vai ser direcionado para o atendimento presencial”, destacou o prefeito Vinicius Claussen.
Com a reabertura gradual das atividades de Teresópolis, os estabelecimentos que estão autorizados a funcionar, deverão requerer dos seus colaboradores, empregados e prestadores de serviço, até o dia 12 de junho, o formulário preenchido de autoavaliação no aplicativo.
De acordo com o Executivo, após essas autoavaliações, as empresas poderão preencher o formulário para a emissão do Alvará Combate ao Covid-19 Segundo Estágio, que está disponível no site da prefeitura, e afixá-lo em todos os acessos ao estabelecimento, em formato A4.
O Minha Saúde ainda permite contato direto com a Secretaria Municipal de Saúde, através de WhatsApp, também dá acesso aos telefones de emergência, às notícias locais voltadas à pandemia e às unidades de saúde mais próximas.
O aplicativo ainda possibilita a integração de dados como tipo sanguíneo, histórico de pressão e temperatura, cartão SUS e carteira de vacinação.