MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Reforço na segurança: Região dos Lagos tem efetivo maior para feriadão de Carnaval

Cabo Frio, Araruama e Arraial do Cabo terão fiscalização integrada entre Guarda Municipal e Polícia Militar

Por Mateus Marinho
25/02/22 - 09:48
 Região dos Lagos tem reforço na segurança para o feriadão Reforço do policiamento começou por Tamoios, em Cabo Frio | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

O Carnaval está chegando, e por mais que festas, shows e desfile de blocos estejam proibidos, são esperados milhares de turistas na Região dos Lagos do Rio. Todas as prefeituras confirmaram que não haverá Carnaval de rua.

Pensando na segurança da população e dos turistas, Cabo Frio aderiu ao Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). A iniciativa já entrou em funcionamento nesta semana, por meio de convênio entre o governo municipal e a secretaria de Estado de Polícia Militar.

O secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França, destaca a importância do programa.

“O Proeis é mais uma ação de reforço na segurança do nosso cidadão e dos turistas que frequentam Cabo Frio. O investimento por parte da Prefeitura será de cerca de R$ 140 mil mensais. Os policiais vão atuar em conjunto com o 25º Batalhão de Polícia Militar, em integração com a Guarda Civil Municipal”, explicou o secretário.

O Proeis prevê, inicialmente, a contratação de 20 policiais militares para reforçar o policiamento na cidade em ações integradas com a Guarda Civil. O convênio permite que os policiais possam trabalhar em seus horários de folga, mediante gratificação extra. Os PMs atuam fardados, equipados e com as garantias da função.

Os oficiais foram espalhados em pontos estratégicos da cidade. O trabalho começou no Pontal de Santo Antônio; e em Unamar, próximo ao Shopping UnaPark, ambos em Tamoios. O programa também atenderá locais da região central do município, como a orla da Praia do Forte, avenidas principais e a Praça de São Cristóvão, entre outros.

Além do reforço do Proeis, Cabo Frio conta também com o monitoramento reforçado, com equipes da Fiscalização de Posturas, Fiscalização de Meio Ambiente, Guarda Civil Municipal e Guarda Marítima e Ambiental.

Entre os focos, estão o combate à atuação de flanelinhas, ônibus de turismo sem autorização e som alto nas praias e ruas, com a campanha “Na praia, bom é o som do mar”, que proíbe o uso de equipamento sonoro em locais públicos, conforme como determina a lei estadual 3467/2000.

As praias de Arraial do Cabo estarão mais seguras no CarnavalAs praias de Arraial do Cabo estarão mais seguras no Carnaval | Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo

Arraial do Cabo também terá esquema especial com reforço na Segurança Pública para o Carnaval. No total, a prefeitura contará com um efetivo de 154 homens na rua, divididos entre a Guarda Civil Municipal, Comtrans e Guarda-vidas. As ações terão a participação da secretaria de Posturas e da Polícia Militar.

Durante o período do Carnaval, serão realizadas diversas operações em pontos estratégicos do município com o apoio de cães farejadores e uso de drones. A fiscalização também irá atuar para coibir a presença de flanelinhas, carros com som automotivo e o uso de caixas de som.

Guarda-vidas atuarão nos 15 postos de observação espalhados pela orla do município.

Em Araruama, a segurança também será reforçada. O Carnaval de rua também está suspenso, de acordo com o decreto nº 006/2022. As festas privadas estão autorizadas, mas com restrições. Está permitido o funcionamento de matinês em casas de shows, clubes e salões de festas até as 23h, com redução em 50% da capacidade máxima de lotação.

Mas mesmo sem festividades nas ruas, o município está se planejando para manter a ordem. Tanto que o efetivo de segurança irá contar com, pelo menos, 80 homens por dia monitorando toda a cidade, sendo 40 oficiais da Guarda Municipal e 40 agentes da Polícia Militar, além de agentes da Fiscalização de Posturas.

O uso de carro de som e caixas de som, além da prática de churrasco nas praias estão proibidos. A fiscalização será reforçada nos principais pontos de aglomeração, como na orla da Lagoa de Araruama, no trecho em frente à rodoviária, no centro, ainda segundo a prefeitura.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.