MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Patrulha Maria da Penha é lançada em Cabo Frio e vai reforçar ações de combate à violência contra mulheres

Serviço é destinado ao atendimento, apoio e acompanhamento de mulheres vítimas de agressões

Por Rômullo Espíndola
13/04/23 - 14:35
Patrulha Maria da Penha é lançada em Cabo Frio e vai reforçar combate à violência contra mulher Lançamento do programa acontece em cerimônia na praça Porto Rocha | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Um importante serviço de segurança chega a Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, nesta quinta-feira, dia 13. Trata-se da Patrulha Maria da Penha, que é destinado ao atendimento, apoio e acompanhamento de mulheres vítimas de violência.

O lançamento do programa será realizado em uma cerimônia na praça Porto Rocha, no centro de Cabo Frio, a partir das 16h.

A patrulha terá funcionamento diário, durante 24h, e será coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança.

De acordo com a administração municipal, o serviço é um destacamento especializado da Guarda Civil Municipal, que atua a partir da lei 11.340/2006, a Lei Maria da Penha.

Ainda segundo a prefeitura, a equipe do Grupamento Patrulha Maria da Penha vai trabalhar de forma integrada na rede de proteção do município.

A vítima poderá acionar a patrulha pelo telefone ou presencialmente, na base da Guarda Civil Municipal. O serviço de segurança deve ser solicitado através do número 153, diretamente com uma equipe específica para esse atendimento às mulheres ou às chamadas de emergência.

Serviço de segurança poderá ser solicitado através do número 153Serviço de segurança poderá ser solicitado através do número 153 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O governo municipal informou também que as mulheres atendidas e vítimas de violência doméstica serão encaminhadas para o Centro de Atendimento à Mulher (Ceam).

Além do trabalho emergencial, a patrulha vai dar orientações e suporte à vítima assistida, fazendo acompanhamento de medidas protetivas de urgência, com base nos princípios da ética, sigilo, acolhimento, empatia e humanidade.

Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006, a fim de criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, além de eliminar todas as formas de discriminação contra as mulheres.

Ela tem o objetivo de estabelecer medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Após sua criação, a lei já passou por algumas atualizações, consideradas essenciais para garantir que a mulher viva com segurança e dignidade.

Casos no estado

Os números da violência contra as mulheres assustam. Só no ano passado, a Polícia Civil registrou 97 casos de feminicídio no estado do Rio.

Esses dados representam um aumento de 14% em relação a 2021, quando foram contabilizados 85 crimes deste tipo.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.