Leão XIV: Robert Francis Prevost é eleito o novo papa
Às 13h07, do horário de Brasília, a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina

Na tarde desta quinta-feira, 8, os cardeais escolheram o americano Robert Francis Prevost como o líder da Igreja Católica no mundo. Com o nome de papa Leão XIV, ele foi eleito após a quarta reunião do conclave, iniciado na quarta-feira, 7.
Cerca de uma hora após a fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, Leão XIV fez sua primeira saudação aos fiéis, no balcão central da Basílica de São Pedro.
Em seu pronunciamento, o novo pontífice desejou a paz a todos:
A paz esteja com vocês! Esta é a paz de Cristo Ressuscitado, uma paz desarmada e uma paz desarmante, humilde e perseverante. Ela vem de Deus, Deus que nos ama a todos incondicionalmente.
Em suas palavras às cerca de 100 mil pessoas que estava na praça de São Pedro, Leão XIV lembrou de seu antecessor, papa Francisco:
O Papa que abençoava Roma concedia a sua bênção ao mundo, ao mundo inteiro, naquela manhã do dia de Páscoa. Permitam-me prosseguir com essa mesma bênção: Deus nos ama, Deus ama a todos vocês, e o mal não prevalecerá! Estamos todos nas mãos de Deus.
O anúncio do nome de Leão XIV foi feito pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, por meio da tradicional fórmula em latim, que em português é traduzida da seguinte forma:
O eminentíssimo e reverendíssimo senhor, senhor Robert Francis, cardeal da Santa Igreja Romana PREVOST, que se impôs o nome de Leão XIV.
A fumaça branca, que anunciou a escolha do 267º sucessor de Pedro na Igreja Católica, saiu da chaminé da Capela Sistina à 18h07 do horário de Roma, 13h07 no Brasil.
Fumaça branca anuncia que novo papa foi escolhido | Foto: Reprodução/Rede Social (Vatican News)
O pronunciamento do papa Leão XIV pode ser assistido neste link.
Sobre o novo papa
Robert Francis, atualmente com 69 anos, foi ordenado sacerdote em 19 de junho de 1982, no Colégio Agostiniano de Santa Mônica.
Além do trabalho em seu país, o padre também teve forte atuação no Peru, onde foi administrador apostólico da diocese de Chiclayo em 2014 e nomeado bispo do local por papa Francisco em 2015.
Em 2019, ainda por decisão de Francisco, foi incluído entre os membros da Congregação para o Clero e, no ano seguinte, entre os membros da Congregação para os Bispos, em novembro.
Nesse meio tempo, em 15 de abril de 2020, recebeu a nomeação pontifícia também como administrador apostólico da diocese peruana de Callao.
Em janeiro de 2023, foi promovido a acerbispo e nomeado Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. Em setembro do mesmo ano, papa Francisco tornou Robert Francis um cardeal.
Durante a última hospitalização de Francisco, Prevost chegou a presidir o rosário pela saúde do então pontífice em 3 de março, na praça de São Pedro.
A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) informou, pelo seu site, que este ano, o então cardeal Prevost estava confirmado para pregar o retiro da 62ª Assembleia Geral da CNBB. Porém, o evento precisou ser adiada por conta do falecimento do papa Francisco.
Antes, porém, em fevereiro, Robert Francis recebeu a presidência da CNBB no Dicastério para os bispos, durante a visita anual à Cúria Romana.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!