Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nomeado pelo papa Leão XIV, Dom Pedro Cunha Cruz é o novo bispo de Nova Friburgo

Anúncio ocorreu na manhã desta quarta-feira, 2; sacerdote será transferido da Diocese da Campanha, em Minas Gerais

Por Alice Wandrofski
02/07/25 - 12:14 Atualizada em 02/07/25 - 16:48
Nomeado pelo papa Leão XIV, Dom Pedro Cunha Cruz é o novo bispo de Nova Friburgo Dom Pedro Cunha Cruz será transferido da Diocese da Campanha, em Minas Gerais | Foto: Reprodução/Rede Social (Diocese da Campanha)

Na manhã desta quarta-feira, 2, foi anunciada a nomeação do novo bispo diocesano de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Dom Pedro Cunha Cruz foi o escolhido pelo papa Leão XIV.

Dom Pedro é natural da cidade do Rio de Janeiro e será transferido da Diocese da Campanha, em Minas Gerais. A data de sua chegada a Friburgo ainda não foi informada.

A cidade da Serra Fluminense aguardava um novo bispo desde fevereiro, quando Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, então responsável pela sede episcopal friburguense, foi nomeado para assumir a Diocese de Itapetininga, em São Paulo.

Desde a saída de Dom Luiz Antônio, o padre Jorge Eduardo Coimbra do Almo estava como administrador diocesano.

De acordo com o Vaticano, o monsenhor Pedro Cunha Cruz nasceu em 16 de junho de 1964, completou os estudos filosóficos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e os teológicos na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Obteve mestrado em teologia fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e o mestrado e doutorado em filosofia pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz, também em Roma.

Em 4 de agosto de 1990, ele foi ordenado sacerdote pela Arquidiocese Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde desempenhou diversos cargos.

Já em novembro de 2010, o padre Pedro Cunha Cruz foi nomeado bispo auxiliar também da Arquidiocese de São Sebastião, recebendo a ordenação episcopal em 5 de fevereiro de 2011.

Após isso, em maio de 2015, ele virou bispo coadjutor da Diocese da Campanha, em Minas Gerais, e em 25 de novembro de 2015 tornou-se bispo ordinário da mesma diocese, onde estava até este ano.

Dom Pedro Cunha ainda é bispo referencial da Pastoral da Educação e Cultura do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e também referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.

Na manhã desta quarta, 2, a conferência enviou uma saudação ao novo bispo de Nova Friburgo:

Confiamos que sua presença na Igreja Particular de Nova Friburgo seja sinal de esperança e renovação para os fiéis, para os presbíteros, religiosos e leigos que agora o acolhem como pastor e irmão. Que São João Batista, exemplo de pastor, o guie com sabedoria e coragem e interceda por seu ministério, fortalecendo-o em cada passo dessa nova missão.

Já durante a tarde desta quarta, a Diocese de Nova Friburgo se manifestou pelas redes sociais sobre a nomeação de Dom Pedro Cunha Cruz:

Recebemos com o coração aberto aquele que, enviado por Deus, assume a missão de conduzir nosso povo com fé, zelo e amor pastoral. Que o Espírito Santo o ilumine e fortaleça em sua caminhada entre nós.

Além disso, também foi publicada uma carta assinada pelo atual administrador diocesano, padre Jorge Eduardo Coimbra do Almo, direcionada ao novo bispo.

Em um dos trechos, padre Jorge destacou alguns desejos para o bispado:

Que esta nova etapa seja fecunda, marcada pelo diálogo, pela escuta e pela construção de uma Igreja cada vez mais sinodal, missionária e viva.

Diocese de Nova Friburgo

A Diocese de Nova Friburgo abrange os seguintes municípios: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carapebus, Carmo, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macaé, Macuco, Nova Friburgo, Quissamã, Rio das Ostras, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.