MENU

Portal Multiplix

Nova Friburgo sem ônibus pelo segundo dia; reunião sobre situação do transporte está marcada para esta terça

Segundo a Faol, o encontro deve reunir representantes da empresa, do sindicato, do Ministério Público do Trabalho e da prefeitura

Por Matheus Oliveira
22/12/20 - 11:08
Nova Friburgo sem ônibus pelo segundo dia; reunião sobre situação do transporte está marcada para esta terça Funcionários da concessionária de transporte fazem paralisação por pagamento do 13º salário | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O impasse envolvendo o transporte público de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, pode ser definido nesta terça-feira, 22 de dezembro, a partir das 14h. Segundo a Faol, o encontro deve reunir representantes da empresa, do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Anexos de Nova Friburgo, do Ministério Público do Trabalho e da prefeitura.

Os funcionários da Faol fazem uma paralisação desde a manhã dessa segunda, 21, em razão da falta de pagamento do 13º salário. A iniciativa está gerando diversos transtornos para os moradores, além do congestionamentos de veículos na cidade.

A empresa responsável pelo serviço informou por meio de nota que alertou sobre o problema:

“A Faol tem conhecimento das responsabilidades de continuidade do serviço que presta. Nunca o serviço foi interrompido, mesmo sem formalização legal. Entretanto, alertamos que o descumprimento da Prefeitura no acordo assinado em 2019, em que ela subvenciona o custo do transporte, aliado a crise gerada pandemia (Covid-19) o sistema poderia entrar em colapso. Com a falta de recursos acordados e a dificuldade de crédito para o setor de transporte, não foi possível honrar com o pagamento do 13°, o que causou perplexidade dos colaboradores. Diante deste quadro, colocamo-nos à disposição das autoridades competentes para que em conjunto com os colaboradores encontremos uma solução para o impasse”.

Resposta da Prefeitura

Também em nota, a Prefeitura de Nova Friburgo disse que, "lamenta que a Faol tenha deixado de honrar seus compromissos legais e realizar o pagamento do 13º salário de seus colaboradores, que, por esta razão, iniciaram no dia 21, uma paralisação. O município de Nova Friburgo está atento ao fato e está ainda à disposição da Faol e do Sindicato dos Trabalhadores que representa a categoria a fim de alcançar uma solução rápida para o impasse gerado e assim reestabelecer a prestação de serviços públicos do transporte coletivo por ônibus urbano, que é essencial e indispensável para usuários e todos os segmentos da sociedade".

A prefeitura informou também que, "se necessário, utilizará de todos os meios legais para fazer valer e respeitar os direitos dos usuários na continuidade e adequação dos serviços de transporte coletivo na cidade".

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.