MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Motos com barulho excessivo são proibidas, mas em Nova Friburgo ainda são comuns

Em fiscalização recente, seis motociclistas foram flagrados no município com escapamento sem silenciador ou com defeito

Por Talitha Santos
22/07/21 - 14:53
Motos com barulho excessivo são proibidas, mas em Nova Friburgo ainda são comuns Motos são cada vez mais comuns nas ruas de Nova Friburgo, mas barulho excessivo de algumas é ilegal | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Mesmo com lei nacional estabelecendo como irregular o veículo “com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante”, muitos condutores ainda dirigem com a descarga livre. O fato torna-se ainda mais preocupante pois esse tipo de infração, em muitos casos, é provocada, ou seja, a moto é modificada intencionalmente para produzir sons mais intensos.

O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) descreve essa modificação como infração grave e os motoristas autuados somam cinco pontos na carteira, têm a moto retida para regularização e precisam pagar multa de R$ 195,23.

Para coibir este tipo de infração, os órgãos responsáveis realizam fiscalizações, como as duas blitzes simultâneas realizadas em Nova Friburgo, dia 16 de julho, pela Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana.

A ação que aconteceu na avenida Conselheiro Julius Arp, em Olaria, e no bairro Vale dos Pinheiros, flagrou seis motocicletas irregulares, com alteração no sistema de escapamento.

De acordo com o secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Fabrício Medeiros, a população e os empresários também podem colaborar adotando algumas atitudes em relação à utilização destas motocicletas.

“O que muita gente tem feito é não aceitar entregas de motociclistas que descumprem as normas de trânsito, como escapamento aberto, por exemplo. Eu mesmo mando mensagem para os estabelecimentos onde costumo comprar por delivery informando que se o pedido chegar em moto barulhenta não vou receber", relata.

"No meu caso específico, isso tem surtido efeito. Mas quem também pode colaborar, e muito, são as empresas, contratando apenas profissionais que cumpram as normas de trânsito, especialmente no que se refere aos ruídos das motocicletas", recomenda o secretário.

O som dos escapamentos esportivos

A variedade de sons que emana dos motores das motos é como uma sinfonia mecânica proveniente dos pistões, das válvulas, entradas de ar e sistemas de escape. E essa é uma das admirações dos amantes do motociclismo; não somente dos que pilotam, mas daqueles que se deparam com essas máquinas possantes nas rodovias. Porém, até os admiradores dos roncos dos motores seguem algumas regras de boa convivência.

Mauro Ditzz, eletricista automotivo, é amante do esporte e membro do Motoclube Águias de Cristo há 16 anos. Ele explica que apesar de amar o ronco do motor de sua moto, o respeito ao próximo sempre deve ser primordial.

“Frequentamos o motoclube para viajar e na estrada o ronco do motor é agradável. Quando passamos por uma localidade, as pessoas param e admiram. Mas precisamos respeitar os locais de zona do silêncio. Próximos de hospitais, igrejas e escolas sempre reduzimos a velocidade para o som não propagar”, diz.

O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) descreve a descarga livre como infração grave e os motoristas autuados somam cinco pontos na carteiraO artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) descreve a descarga livre como infração grave e os motoristas autuados somam cinco pontos na carteira | Foto: Banco de Imagem

Mauro destaca também sobre a segurança no trânsito e salienta que o tipo de motor altera o som do escapamento.

“Sabemos que no trânsito, precisamos estar atentos ao barulho de um carro, uma buzina, ou um companheiro que queira alertar algo. Eu possuo uma moto com cano esportivo regulada com a quantidade de decibéis permitidos por lei. Isso porque além de seguirmos as regras, nossa prioridade é pilotar com segurança", explica.

"Há diferença nos tipos de motos. As motos de quatro cilindros, como a minha, fazem um ronco mais equilibrado, mais grave. Já as alterações em motos com um cilindro, que já têm um motor com som alto por si só, quando são alteradas ficam com ruídos insuportáveis. Geralmente são jovens que querem mesmo chamar atenção, e, com certeza, se analisar, os decibéis irão ultrapassar o que é permitido", finaliza Mauro.

Lei permite motocicletas com escapamento esportivo

Ser multado apenas porque trocou o escapamento original por um esportivo é considerado multa indevida, pois a troca está, inclusive, permitida na resolução do CONAMA nº 252/1999.

Para a multa ocorrer, de forma legal, o novo escapamento deve estar irregular, como ultrapassando o nível máximo de barulho estipulado pelo Código de Trânsito Brasileiro, que é de 80 decibéis.

E só existe uma forma de saber se o escapamento está ou não ultrapassando esse limite. Através do decibelímetro, equipamento específico para medir a emissão de ruídos.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.