Campanha 'Educação no Trânsito' é realizada em Cabo Frio para coibir estacionamento irregular
Objetivo é orientar a população e advertir condutores e donos de estabelecimentos comerciais sobre a prática

Agentes da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, realizam nesta segunda-feira, 16, a campanha 'Educação no Trânsito'.
A atividade tem como objetivo orientar a população e advertir os condutores e donos de estabelecimentos comerciais sobre a prática de estacionamento irregular sobre as calçadas da cidade.
Os Guardas Municipais também participam da ação e estão percorrendo a Avenida Joaquim Nogueira, uma das mais movimentadas do município. No local, existe a incidência da prática que é proibida, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Além da orientação, os condutores recebem um panfleto explicativo. Os agentes também estão conscientizando os proprietários de oficinas mecânicas para que evitem o uso das vias públicas para consertos e reparos, ou mesmo para depósito de veículos.
Se o condutor estacionar o veículo na calçada, estará cometendo infração de grau grave, que pode gerar multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos que serão descontados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Segundo o código, o passeio público é destinado apenas para pedestres e cabe aos condutores de veículos automotores circularem e estacionarem apenas nas vias públicas destinadas a eles.
Inicialmente, os condutores serão advertidos e a notificação será feita posteriormente, se o problema persistir. Para Ruy França, secretário de Direitos Humanos e Segurança, orientar é sempre o melhor caminho para evitar irregularidades:
Conscientizar a população sobre a necessidade da participação e da responsabilidade de todos para promover a melhoria da nossa cidade, é um compromisso do nosso governo e continuaremos trabalhando para isso.
Os moradores podem fazer denúncias por meio da Ouvidoria Municipal, através do número (22) 2646-2560.
Carros abandonados em vias públicas
Mais de 30 carros rebocados | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio
Os agentes também estão de olho nos veículos abandonados nas vias públicas do município.
Segundo um balanço da Secretaria de Segurança, no ano passado, mais de 30 carros foram removidos e 73 pessoas notificadas.
Inicialmente, os proprietários são comunicados em relação à irregularidade e orientados para a retirada. Após o prazo determinado, o veículo é rebocado pela fiscalização.
As ações são realizadas de acordo com as demandas e nos locais de maior reincidência.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.