Em Nova Friburgo, PF cumpre mandado de busca e apreensão em investigação contra crimes de ódio na internet
Segundo a PF, investigado é suspeito de veicular postagens que disseminam discurso de ódio contra a comunidade LGBTQIA+
Policiais da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (Deleciber) realizaram as buscas na casa do investigado, de 24 anos
|
Fotos: Reprodução/Polícia Federal
Na manhã desta terça-feira, 10, a Polícia Federal (PF) cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma residência em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro.
A ação faz parte da Operação Recalque, que tem o objetivo de apurar a prática dos crimes de racismo e de associação criminosa pela internet.
Segundo a PF, policiais da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (Deleciber) realizaram as buscas na casa do investigado, de 24 anos. O bairro não foi divulgado.
De acordo com a nota enviada à imprensa, a equipe localizou e apreendeu diversos smartphones, com o intuito de aprofundar a investigação policial em curso.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
A PF ainda explicou um pouco sobre a investigação, detalhando que o número de visualizações de postagens do investigado passou de 3 milhões:
As apurações foram iniciadas quando policiais federais detectaram uma circulação recente de grande quantidade de postagens com discurso de ódio contra minorias LGBTQIA+, realizadas pelo investigado em plataformas da internet, as quais alcançaram mais de 3 milhões de visualizações.
As investigações apontam ainda que o perfil do suspeito tinha mais de 56 mil seguidores e foi bloqueado após a instauração do inquérito policial.
Porém, a PF relata que isso não inibiu os atos do investigado:
O mesmo criou outra conta e continuou a realizar publicações do mesmo cunho nas redes sociais, liderando uma rede de atos preconceituosos contra a comunidade LGBTQIA+.
A Polícia Federal lembra ainda que, desde 2019, a homofobia e transfobia são condutas equiparadas ao crime de racismo no Brasil, inclusive sendo inafiançáveis e imprescritíveis.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






