Detran do Rio de Janeiro dá início ao plano de reabertura das unidades
Primeira fase da volta gradual dos serviços começa na próxima semana

O Detran do Rio de Janeiro, após seguir dois meses com os serviços paralisados, no plano de contingência para evitar a propagação do covid-19, inicia na próxima segunda-feira, 8, a primeira fase para o retorno gradual dos serviços.
De acordo com o órgão, a partir de segunda, o departamento volta a entregar carteiras de identidade que foram solicitadas antes da pandemia e, por não serem casos emergenciais, continuaram acauteladas na capital e em outros 28 postos do estado. Além disso, os serviços de primeira e segunda via do RG, que durante a quarentena eram disponibilizados apenas na sede, passarão a ser oferecidos em outras três unidades localizadas no Rio Poupa Tempo de Bangu, Duque de Caxias e São João de Meriti.
“Na próxima semana, voltará a ser oferecido ainda o serviço de licenciamento anual. Porém para um número ainda reduzido de vagas para que as medidas de segurança sanitárias possam ser cumpridas”, explicou em nota o Detran-RJ.
Para isso, vão ser abertas 100 vagas diariamente na sede do departamento, na avenida Presidente Vargas, 817, no Centro do Rio de Janeiro. Segundo o órgão, o agendamento já pode ser realizado pelo teleatendimento (3460-4040 ou 3460-4041) ou pelo site do órgão acessando aqui.
“Estamos ampliando o atendimento gradativamente e com agendamento reduzido para que possamos, em breve, assim que o serviço voltar à normalidade, desafogar a demanda reprimida sem gerar aglomeração e dar mais segurança aos usuários, funcionários e colaboradores. Os demais serviços do departamento, tanto de Habilitação quanto de Registro de Veículos, também serão oferecidos, mas de forma reduzida, visto que a identidade, neste momento, é um documento essencial que precisa ser priorizado”, afirmou Marcello Braga Maia, presidente do Detran-RJ.
O Detran-RJ ainda lembra que nenhum cidadão será prejudicado já que diversos serviços do órgão tiveram seus prazos ampliados ou suspensos por período indeterminado.
“Solicitamos que procurem atendimento se o caso for de extrema urgência. O ideal é aguardar o retorno integral do funcionamento”, destacou a nota.