MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Corpo de Bombeiros aumenta efetivo nas cidades da Região dos Lagos do Rio

Objetivo é evitar afogamento de banhistas e atender ocorrências como colisões nas estradas e incêndios

Por Vinícius Pereira
23/12/21 - 13:58
Corpo de Bombeiros aumenta efetivo nas cidades da Região dos Lagos do Rio Duas motos aquáticas estão disponíveis para atuação no mar | Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros reforçou o efetivo para a Operação Verão nas cidades da Região dos Lagos do Rio. Cerca de 300 militares vão atuar durante os meses de dezembro e janeiro. O objetivo é evitar o afogamento de banhistas e atender as ocorrências como colisões nas estradas e incêndios.

De acordo com 18º Grupamento de Bombeiro Militar, neste início da preparação para o verão, a unidade já conta com 61 homens atuando diretamente no socorro terrestre, além de 100 homens nas praias.

Sob o comando do tenente-coronel José Carlos Fernandes Torres, a área operacional engloba as praias de Cabo Frio (Forte, Foguete e Peró), do 2º distrito, além da Praia Grande, em Arraial do Cabo.

A frota da corporação conta uma picape, uma troller, um quadriciclo, um bugre, duas moto aquáticas, um bote de salvamento e uma lancha. Contando ainda, quando necessário, com o apoio de helicóptero e drones para a realização de buscas.

Na alta temporada, ainda são ativados postos na praia das Conchas e postos intermediários nas praias do Forte e do Foguete, buscando sempre os locais onde o fluxo de turistas aumenta apenas nessa época do ano.

“O objetivo é reduzir o número de afogamentos por toda a extensão de litoral atendido pelo CBMERJ. Para isso, o 18º GBM executa diversas ações de prevenção ativa e passiva, com a colocação de totens informativos nas entradas das principais praias, divulgação nas mídias sociais do GBM de publicações informativas, colocação de bandeiras de classificação de risco, além do clássico apito do guarda-vidas”, informou o comando do Bombeiros.

O 18º GBM divulgou o número de ações realizadas durante o verão do ano passado. Os miliares fizeram 35.810 prevenções e 662 socorros no período de dezembro de 2020 a março de 2021. O índice é considerado bom para a corporação.

Socorro terrestre também vai receber reforço Socorro terrestre também vai receber reforço | Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Novas subseções em Cabo Frio

Segundo o Corpo de Bombeiros, as novas instalações da Subseção de Atividades Especializadas e da Subseção de Salvamento Náutico às margens do canal do Itajuru, que foram inauguradas em novembro deste ano, trouxeram uma diminuição de 75% no tempo resposta a acidentes náuticos.

O local abriga as viaturas e guarnições dos serviços administrativos, náutico, mergulho e operador de embarcação de resgate.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.