MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Após tiroteio na Praia do Forte, Secretaria de Segurança de Cabo Frio anuncia plano contra violência

Iniciativa foi reivindicada durante reunião entre autoridades e empresários nessa terça-feira

Por Vinícius Pereira
15/12/21 - 09:36
Após tiroteio na Praia do Forte, Secretaria de Segurança de Cabo Frio anuncia plano Reunião discutiu diversas ações para aumentar a segurança na cidade | Foto: Divulgação/Segurança Pública

Preocupados com a recente ação de criminosos em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, os representantes dos poderes Legislativo, Executivo, e empresários do setor de varejo, alimentação, imobiliário e de turismo náutico promoveram nessa terça-feira, 14, uma reunião com o objetivo de reivindicar, discutir e analisar soluções para combater a violência.

Ações de enfrentamento, que já estavam sendo planejadas para o verão, serão antecipadas após reivindicações que tiveram como base o tiroteio na Praia do Forte, no último sábado, onde duas pessoas morreram e oito ficaram feridas.

Ao Portal Multiplix, o secretário de Direitos Humanos e Segurança de Cabo Frio, Ruy França, anunciou um plano contra a violência e informou que a prefeitura já está trabalhando para melhorar a presença ostensiva de agentes de segurança nas praias e em outros pontos da cidade. Existe uma preocupação maior em função da proximidade da alta temporada, onde o número de pessoas triplica no município.

Proeis

Uma das alternativas apresentadas é o reforço no policiamento por meio do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis), em convênio com a Secretaria de Estado de Polícia Militar. O programa permite que a prefeitura contrate policiais em dias de folga para trabalhar na cidade.

“Estou em contato com o comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar para alinhar as ações”, afirmou o secretário.

Ainda segundo o chefe da pasta, os policiais serão direcionados para áreas previamente estudadas. A previsão é que de o programa seja efetivado na próxima semana.

Treinamento

Outra ação anunciada prevê o envio de uma equipe de Guardas Civis ao Rio de Janeiro, para participar de uma série de treinamentos específicos de aprimoramento e fortalecimento de abordagem. A intenção é capacitar os agentes e criar o Grupamento de Praia.

A medida tem como objetivo, disponibilizar aos moradores e turistas, a presença constante da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, oferecendo uma maior segurança para quem circula pela áreas, que concentram barracas, bares e restaurantes ao longo da orlas.

Infraestrutura

“Também já em andamento a apresentação de processo para aquisição de automóveis, motocicletas e quadriciclos para utilização das equipes de fiscalização da Guarda Municipal que estarão reforçando todas essas ações”, finalizou Ruy França.

O encontro foi proposto pelos empresários e mediado pelo vereador Léo Mendes (DC), que se preocupou com a segurança dos moradores e visitantes.

“Esta é a maneira que a Câmara quer trabalhar diariamente: uma união com a população para representá-la da melhor maneira e na busca de soluções efetivas. O Proeis foi implantado em vários bairros do Rio de Janeiro, como Lapa, Copacabana, em cidades como Maricá e o resultado é excelente. Precisamos ocupar os espaços públicos e garantir a segurança da população”, explicou Léo.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.