MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Veja o cronograma de vacinação contra a Covid-19 nos municípios da área de cobertura do Portal Multiplix

Imunização segue os critérios definidos pelo plano do Ministério da Saúde

Por Isadora Jaron
10/02/21 - 10:56
Veja o cronograma de vacinação contra a Covid-19 na área de cobertura do Portal Multiplix Vacinação contra a Covid-19 segue o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde | Foto: Banco de Imagem

A vacinação contra a Covid-19 segue o cronograma estipulado pelo Ministério da Saúde, no Plano Nacional de Imunização (PNI). Porém, alguns municípios que recebem as doses da vacina estão priorizando outros grupos, após a imunização dos profissionais da saúde.

Ainda com poucas doses no Brasil, a maioria dos grupos prioritários ainda não tem uma data certa para receber a vacina. A situação é a mesma nos 13 municípios serranos da área de cobertura do Portal Multiplix.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, os critérios de definição dos grupos prioritários para a primeira fase da vacinação foram estabelecidos pelo PNI, por meio de decisões tomadas por comissões tripartites.

“O Estado segue a recomendação do Ministério da Saúde, repassando as orientações aos municípios. Neste primeiro momento, foi definido um grupo prioritário, composto por profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e na vacinação; pessoas com 60 anos ou mais, institucionalizadas (abrigos ou asilos); pessoas maiores de 18 anos com deficiência e institucionalizadas; trabalhadores dessas instituições; e povos indígenas vivendo em terras indígenas”, destacou em nota a SES.

Além disso, a pasta ressaltou que as Secretarias Municipais de Saúde são responsáveis pelo processo de vacinação.

“À medida que chegarem novas doses, elas vão aumentar a cobertura vacinal proporcionalmente ao quantitativo do público alvo”, acrescentou.

Confira como segue o cronograma de imunização em todas as 13 cidades serranas da área de cobertura do Portal Multiplix.

Teresópolis

Conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura de Teresópolis, a vacinação de trabalhadores da saúde da rede privada marcada para esta quarta-feira, 10, foi cancelada, já que o município não recebeu novo lote de vacinas previsto para essa terça-feira, 9.

O Executivo ainda informou que, com isso, teve que adiar a conclusão da vacinação do público da fase 1 (trabalhadores da saúde da rede privada).

"Quem se vacinaria nesta quarta-feira deve se cadastrar para ser agendado quando chegarem as doses, reprogramadas para serem enviadas nos próximos dias pelo governo do estado", destacou a prefeitura em nota.

Já na segunda fase, vão começar a ser vacinados os idosos acima de 85 anos que estão acamados ou impossibilitados de locomoção e que foram cadastrados no site da prefeitura.

Nova Friburgo

O município segue o cronograma divulgado na semana passada. No momento imunizando o grupo A da fase 5. Para dar continuidade ao plano de vacinação contra a Covid-19, Nova Friburgo aguarda o envio de novas doses.

O cronograma completo, com a ordem de prioridade de 6 a 16, que vai dos idosos a partir dos 75 anos a caminhoneiros, pode ser acessada aqui.

De acordo com a prefeitura, a execução do cronograma está sujeita a alterações conforme as orientações do Ministério da Saúde e da SES, e também de acordo com o abastecimento de imunobiológicos nas quantidades necessárias.

Cachoeiras de Macacu

Em nota divulgada nas redes sociais, a Prefeitura de Cachoeiras de Macacu informou que a Secretaria Municipal de Saúde não divulgou nenhum calendário de vacinação para o público idoso.

“O município segue estritamente as diretrizes de vacinação do Ministério da Saúde e do Plano Nacional de Imunização (PNI), e atende os públicos conforme a disponibilidade de vacinas. Cabe ressaltar que o município está aguardando novas doses e novo público a ser definido pelo PNI”, disse.

Atualmente, o público imunizado é de profissionais de saúde da rede privada do município.

Bom Jardim

A vacinação nos idosos acamados de 80 a 89 anos, em Bom Jardim, começou na segunda-feira, 8. Já nesta terça-feira, 9, os profissionais de saúde que estão na linha de frente em combate à Covid-19 e os idosos residentes de asilos tomaram a 2ª dose da vacina.

Carmo

A vacinação da Covid-19 está acontecendo em Carmo para os profissionais liberais da saúde, como assistentes sociais, biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, profissionais de educação física, psicólogos, técnicos de enfermagem, técnico de radiologia, técnicos de laboratório e terapeutas ocupacionais. A imunização desse grupo segue até a sexta-feira, 12.

Após isso, os indivíduos institucionalizados em residências terapêuticas e respectivos profissionais serão vacinados contra a Covid-19. Porém, ainda não há data para a imunização, dependendo da chegada de novas doses. Nas redes sociais, a prefeitura divulgou o cronograma completo.

Macuco

De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Macuco, conforme as doses forem chegando no município, a vacinação acontece seguindo o Plano Nacional de Imunização.

A cidade já vacinou os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente da Covid-19, além daqueles que também fazem parte da categoria, assim como os idosos acima dos 90 anos.

Agora, o município espera a chegada de cerca de 150 doses para a vacinação dos idosos de 81 a 89 anos.

Sumidouro

Já a imunização contra a Covid-19 em Sumidouro está sendo feita através de agendamento, que começou nesta terça-feira, 9, e segue até a quinta-feira, 11, pelo telefone (22) 2531-2155.

A nova fase da vacinação inclui os trabalhadores privados da área da saúde que residem e atuam no município, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, biólogos, dentistas, médicos veterinários e auxiliares.

Além disso, também vão ser vacinados os recepcionistas, atendentes, balconistas, trabalhadores da limpeza, cozinheiros, motoristas de ambulância e outros que também atuem na área da saúde.

Os fisioterapeutas, nutricionistas, biomédicos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e profissionais de educação física também vão receber as doses da vacina contra a Covid-19.

Para essa nova fase, é necessário que o profissional apresente a carteira de registro de classe e a comprovação de vínculo empregatício no município.

A nova fase também abrange os idosos com idade superior a 90 anos, que serão vacinados em casa e os funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. Para esse grupo, é necessário apresentar o RG, CPF, carteira do SUS e comprovante de residência.

São Sebastião do Alto

Em São Sebastião do Alto, a vacinação em idosos com mais de 90 anos começou na última sexta-feira, 5.

O município aguarda a chegada de novas doses para divulgar o próximo grupo prioritário.

Santa Maria Madalena

Através das redes sociais, a Prefeitura de Santa Maria Madalena esclareceu que “à medida que o município receber mais remessas de doses das vacinas, serão divulgados os próximos públicos para a vacinação, mas que tudo depende das diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde”.

Em relação aos municípios de Cordeiro, Cantagalo, Trajano de Moraes e Duas Barras, o Portal Multiplix aguarda a resposta com o cronograma de vacinação.

O que diz a SES

A SES ressalta que foi enviado pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) ofício aos 92 municípios afirmando ser de extrema importância que os responsáveis técnicos e gestores municipais organizem suas ações de imunização, priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e de acordo com o número de doses que serão aplicadas no dia, para que o frasco multidoses seja utilizado em sua plenitude. Denúncias de irregularidades na vacinação devem ser informadas às Secretarias Municipais de Saúde, responsáveis pela aplicação das vacinas, e ao Ministério Público.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.