MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Universidades em Nova Friburgo decidem manter o uso de máscaras mesmo após liberação

Item de proteção contra a Covid-19 continua sendo obrigatório em duas instituições da cidade

Por Kessia Coutinho
24/03/22 - 15:14
Universidades em Nova Friburgo decidem manter o uso de máscaras mesmo após liberação Máscara deve continuar sendo usada pelos alunos da UFF | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Duas universidades públicas em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, decidiram manter o uso obrigatório de máscaras de proteção contra a Covid-19 em seus espaços, mesmo após a liberação total do item pela prefeitura.

Já outras instituições de ensino particulares estão apenas recomendando o seu uso, principalmente para os alunos que sofrem de alguma doença ou que não se vacinaram contra o coronavírus.

Consultadas, veja o que informaram ao Portal Multiplix algumas instituições presentes no município.

Universidades públicas

Na Universidade Federal Fluminense (UFF) o uso segue obrigatório, conforme a nota abaixo enviada pelo setor de comunicação:

“O Instituto de Saúde de Nova Friburgo, unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense, informa que o uso de máscara dentro do campus é obrigatório até nova orientação da Comissão de Monitoramento do Plano de Contingência.”

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Uerj, também ressalta que mantém a obrigatoriedade do uso de máscara em suas instalações e campi.

De acordo com a instituição, a taxa de pessoas vacinadas com a dose de reforço ainda é pequena:

“Sugerimos a necessidade da comprovação da aplicação da Dose de Reforço (DR) para a Covid-19 em pelo menos 70% da população acima dos 18 anos de idade, nas diferentes localidades, para que possa ser dispensada também a exigência da utilização das máscaras faciais. Podemos assegurar que as medidas aqui preconizadas, ainda restritivas, estão embasadas nos melhores parâmetros técnico-científicos amplamente adotados, sem renunciarmos aos valores essenciais para todos nós: a ética e valorização da vida.”

A reportagem também entrou em contato com o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), mas até a publicação da matéria não teve resposta.

Faculdades particulares

Na Estácio, o uso está liberado em cursos que não são da área de saúde, como explica a nota:

"A instituição está seguindo as recomendações das autoridades de saúde locais, passando a valer a regra que estiver em vigor em cada município e região. A exceção se aplica às unidades com cursos da área de Saúde, que desenvolvam atividades assistenciais envolvendo paciente e a comunidade." 

Os alunos que sofrem de alguma doença também devem usar a proteção durante as aulas.

"Assim como órgãos de saúde, nessas situações recomendamos que as pessoas com as seguintes condições permaneçam usando máscaras em lugares fechados: imunodeprimidos; portadores de comorbidades de alto risco; portadores de sintomas gripais."

A universidade disse que implementou uma série de medidas preventivas em suas unidades para preservar a segurança dos alunos e professores. Também foram feitos treinamentos e um trabalho de conscientização da comunidade acadêmica sobre questões relativas à pandemia.

A Universidade Candido Mendes (Ucam) esclarece que orienta sobre a utilização do item:

"A Ucam seguirá o que for determinado pelas autoridades públicas. A instituição, entretanto, recomenda o uso de máscara em ambientes fechados, conforme orientação científica."

Decreto municipal

A Prefeitura de Nova Friburgo divulgou, no último dia 11 de março, um decreto que flexibilizou o uso de máscara em ambientes abertos do município. Na semana seguinte, o governo municipal também liberou a proteção em locais fechados.

Mas, de acordo com esse decreto, a obrigatoriedade permanece em “locais de assistência à saúde e/ou de interesse à saúde. Também fica recomendado o uso do item nas unidades educacionais."

Imunodeprimidos, com comorbidades de alto risco, pessoas não vacinadas e com sintomas de síndrome gripal também receberam a recomendação para continuar usando a máscara.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.