MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Sesc Nova Friburgo vai ganhar polo educacional referência no Brasil ainda neste ano

Também está prevista a instalação de um grande espaço de Arte, Ciência e Tecnologia

Por Kessia Coutinho
19/06/23 - 12:21
Sesc Nova Friburgo vai ganhar polo educacional referência no Brasil ainda neste ano Unidade de Nova Friburgo vai ganhar polo educacional referência no país | Foto: Divulgação/Sesc Nova Friburgo

Uma boa notícia para Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Segundo informações do Serviço Social do Comércio (Sesc), a cidade vai ganhar um polo educacional referência no Brasil.

O complexo terá diversos projetos na cidade e no estado, como pré-vestibular gratuito, atividades em contraturno escolar - que o tempo dedicado às atividades extracurriculares, que são realizadas no turno contrário ao das aulas obrigatórias - além de área de arte, ciência e tecnologia.

De acordo com o Coordenador de Arquitetura do Sesc RJ, Erick Carvalho, o espaço será muito importante para o estado:

Com ambientes totalmente acessíveis, bem planejados, lúdicos e confortáveis, os alunos terão toda a possibilidade de um alto rendimento no aprendizado, tendo em vista que as atividades previstas servem como modelo para atuação do Sesc em todo o Estado do Rio.

A previsão da Gerência de Infraestrutura e Engenharia do Sesc RJ é que a obra, atualmente 40% concluída, seja entregue até dezembro deste ano.

O polo funcionará em uma área de 1.800m² no interior da unidade, que fica no Centro.

Obras do polo já estão avançadas em unidadeObras do polo já estão avançadas em unidade | Foto: Divulgação/Sesc Nova Friburgo

O Sesc informou que a construção desse polo integra uma lista de dezenas de projetos e intervenções de engenharia e arquitetura, entregues recentemente e previstos para os próximos meses:

O objetivo da instituição é aprimorar constantemente a infraestrutura das suas unidades para, assim, oferecer serviços de excelência à população.

Projetos que serão implementados no polo

De acordo com a instituição, o espaço permitirá ao Sesc Nova Friburgo ampliar e aprimorar o pré-vestibular gratuito ‘Futuro em Curso’.

O projeto é oferecido para alunos com renda familiar de até três salários mínimos e foi destaque em aprovação no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Apenas na primeira chamada, quase 50% dos matriculados ingressaram em concorridas universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Todos os aprovados são oriundos de escolas públicas.

O Sesc+ Infância, projeto de educação complementar que oferece atividades no contraturno escolar para crianças de famílias de baixa renda, também vai ser um dos serviços oferecidos no local.

Atualmente, a atividade é realizada em 12 unidades do estado, e a iniciativa é referência internacional, tendo sido apresentada como um case de sucesso em eventos internacionais, em Lausanne, na Suíça, e em Monterrey, no México.

Projeto deve ficar pronto até o fim deste ano Projeto deve ficar pronto até o fim deste ano | Foto: Divulgação/Sesc Nova Friburgo

Está prevista ainda a instalação de um espaço de Arte, Ciência e Tecnologia semelhante ao existente na unidade da Tijuca, zona norte da capital.

Esse ambiente de experimentação, observação e aprendizagem terá diversas ferramentas digitais para o desenvolvimento de projetos, desde o conceito até os protótipos.

A estrutura também receberá cursos de idiomas, brinquedoteca, horta educativa e salas multiuso para atender diversos eventos simultâneos.

Alexandre Couto, gerente do Sesc Nova Friburgo, falou sobre a futura implantação da educação integral no polo:

Todas essas atividades educacionais serão desenvolvidas dentro de um ambiente que estimula a criatividade e o aprendizado, repleto de programações de lazer e cultura, que podem ser utilizadas por professores e instrutores como ferramentas de complementação das lições ensinadas.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.