MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Medidas sanitárias: visitação em parques de Cabo Frio é suspensa por 15 dias após caso de gripe aviária

Guarda Marítima e Ambiental vai receber chamados e providenciar análise e recolhimento de animais suspeitos de contaminação

Por Kessia Coutinho
26/05/23 - 11:40
Medidas sanitárias: visitação em parques de Cabo Frio é suspensa após caso de gripe aviária Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado é um dos locais que não poderão receber visitas | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, definiu nessa quinta-feira, dia 25, uma série de medidas para proteger a população dos riscos de contaminação da gripe aviária.

O governo estadual confirmou nesta semana o primeiro caso da doença em uma ave silvestre encontrada no município. O animal foi recolhido e não há registro de transmissão para humanos.

As novas definições foram tomadas em uma reunião com a presença dos secretários municipais de Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Direitos Humanos e de Relações Institucionais.

A secretária de Meio Ambiente, Rosalice Fernandes, explicou que, por precaução, ficou decidido pela suspensão das visitações públicas por 15 dias no Parque Natural Municipal do Dormitório das Garças e no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado:

Estamos recebendo as instruções normativas do Ministério do Meio Ambiente. No caso das unidades de conservação, são locais com um grande número de aves marinhas e silvestres. Com a suspensão das visitações, desejamos colaborar para evitar o contato das pessoas com os animais. Em virtude disso, também faremos mudanças na programação do Dia do Meio Ambiente, para que não ocorram atividades dentro dos parques neste momento.

Ficou definido também que todos os chamados relacionados a animais com possíveis sintomas deverão ser feitos para a Guarda Marítima e Ambiental, pelos telefones 153, com atendimento 24 horas por dia, ou (22) 3199-9863.

Os agentes da Guarda irão providenciar a análise do animal suspeito, e, em caso de sintomas do vírus H5N1, a transferência da ave para o Centro de Reabilitação de Aves Silvestres, em Araruama.

O transporte das aves silvestres será feito pela própria Guarda Ambiental, e das aves marinhas pelo Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CTA Meio Ambiente), instituição ambiental que atua no resgate de animais marinhos no litoral do Rio de Janeiro.

Para capacitar os agentes da Guarda, em relação ao manuseio dos animais, um treinamento será fornecido pela Secretaria de Saúde, por meio da Comissão Municipal de Controle de Infecções, nesta sexta-feira, 26.

O secretário de Segurança, Ruy França, garante que a Guarda está preparada para centralizar os chamados e dar os encaminhamentos necessários:

A prefeitura está agindo rapidamente, com a participação de todos os setores diretamente envolvidos, para estabelecer o protocolo ideal e o conjunto de ações necessárias em cada etapa do trabalho. Com as equipes sabendo exatamente o que devem fazer, vamos controlar a situação da melhor maneira possível.

Além de fornecer o treinamento aos agentes da Guarda, a Secretaria de Saúde também vai montar kits com Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os agentes que precisarem manusear animais suspeitos.

Reunião contou com a presença dos vários secretários municipais Reunião contou com a presença dos vários secretários municipais | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

O Secretário de Saúde, Janio Mendes, destaca que a população deve seguir atentamente as orientações:

O importante é a gente manter a tranquilidade, porque não existe, neste momento, nenhum contágio da gripe aviária em humanos. A única forma de contágio é pelo contato direto das pessoas com as aves. Por isso, não mexa em aves agonizantes, doentes ou mortas.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.