MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Testes rápidos para HIV e sífilis são oferecidos em todas as unidades de saúde de Friburgo até o fim de abril

Ações de incentivo ocorrem pelo mês de conscientização do diagnóstico precoce

Por Redação Multiplix
17/04/24 - 10:36
Testes rápidos para HIV e sífilis são oferecidos em todas as unidades de saúde de Friburgo até o fim de abril SUS oferece gratuitamente testes para diagnóstico do HIV e sífilis | Foto: Banco de Imagem

Todas as unidades de saúde de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, irão realizar testes rápidos de HIV e sífilis até o fim deste mês de abril.

A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de IST/ Aids/ Hepatites Virais, com o objetivo de promover o acesso de toda a população a esses exames.

Os testes rápidos são realizados a partir de uma gota de sangue da ponta do dedo. Em, aproximadamente, 15 minutos sai o resultado.

Não é necessário estar em jejum ou levar solicitação médica para fazer o exame, apenas ter um documento oficial com foto e cartão do SUS.

Confira os locais em que os testes rápidos são feitos em Friburgo:

  • Ambulatório Bento XVI (ao lado do Colégio Nossa Senhora das Dores);

  • Posto de Saúde Silvio Henrique Braune, sala 5: terças e quintas-feiras;

  • Unidades de ESF: Riograndina, Stucky, Amparo, Centenário, Cordoeira, São Lourenço, Olaria I, Olaria II, Olaria III, Tunney Kassuga, Campo do Coelho, Conquista, Vargem Alta, Varginha, Terra Nova, Nova Suíça, Mury, Lumiar, São Pedro da Serra, São Geraldo;

  • Hospital Municipal Raul Sertã: direcionado aos funcionários da unidade, aos atendimentos de urgência e aos pacientes internados;

  • Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro: direcionado aos funcionários da unidade, aos atendimentos de urgência e aos pacientes internados;

  • Laboratório de Análises Clínicas da UFF: direcionado aos funcionários da unidade, alunos e pacientes do ambulatório;

  • Pastoral Pela Vida Nova Friburgo: ponto de distribuição de Autoteste de HIV;

  • Centro Municipal de Referência LGBTQIA+ (antiga Rodoviária Leopoldina): ponto de distribuição de autoteste de HIV e preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante.

Se necessário, é feito o tratamento imediato dos pacientes com resultado positivo buscando a supressão viral após seis meses, levando assim, a quebra da cadeia de transmissão do vírus da Aids.

Ainda neste mês, haverá também o reforço na distribuição de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante, além da divulgação da prevenção combinada e outras ações educativas.

Vale destacar que as atividades celebram o 7 de abril, Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV.

Números de infecções

Segundo o ‘Boletim Epidemiológico HIV/ Aids’, do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, publicado em 2023: de 2007 até o ano passado, foram notificados no Sinan 489.594 casos de infecção por HIV no Brasil, sendo 203.227 (41,5%) na Região Sudeste:

A taxa de detecção apresentou decréscimo de 20,8%, passando de 21,6 em 2012 para 17,1 casos/ 100 mil habitantes em 2022. No mesmo período, foi notado que essa redução foi mais expressiva no sexo feminino (37,8%) em relação ao masculino (10,8%).

Também em 2022, foram registrados um total de 10.994 óbitos por causa da Aids, com uma taxa de mortalidade padronizada de 4,1 óbitos/ 100 mil habitantes. O acesso ao tratamento com antirretrovirais tem contribuído para a redução das mortes.

A taxa de mortalidade padronizada sofreu decréscimo de 26,5% entre 2012 e 2022. Embora se observe uma diminuição dos casos de Aids em quase todo o país nos últimos anos, parte dessa redução pode estar relacionada à diminuição da testagem para o HIV devido à pandemia da Covid-19.

Grande parte da população nunca se testou. Muitas pessoas recebem o diagnóstico quando já estão doentes. Por isso, 17% vão a óbito no primeiro ano. A identificação precoce torna o tratamento mais eficiente, evita doenças e garante qualidade de vida.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.