MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis tem oito casos suspeitos de meningite em crianças, mas prefeitura descarta surto

Já Nova Friburgo registrou dois casos este ano. Secretarias de Saúde das duas cidades alertam sobre importância da vacinação

Por Redação Multiplix
07/12/22 - 12:04
Teresópolis tem oito casos suspeitos de meningite em crianças, mas prefeitura descarta surto Secretaria alerta para que pais e responsáveis mantenham vacinação em dia | Foto: Reprodução/Geovana Albuquerque (Agência Brasil)

Desde o mês passado até agora, a Prefeitura Municipal de Teresópolis registrou oito casos suspeitos de meningite na cidade, mas o município afirma que não há surto da doença na cidade serrana.

Neste ano, já foram registrados 30 casos de meningite entre a população teresopolitana. Os pacientes desses casos suspeitos têm as seguintes idades: seis meses, três anos, quatro anos, cinco anos e nove anos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), quatro casos são de interesse epidemiológico.

A prefeitura informou que todas as medidas de profilaxia de contatos já foram tomadas.

Segundo a Divisão de Vigilância Epidemiológica do município, há dois casos de meningite viral, em que os pacientes (irmãos) estudam na mesma escola. Não há risco de transmissão por conta da etiologia e história epidemiológica.

"A preocupação para pais e mães é a vacinação de seus filhos", como ressaltou o município. A secretaria alerta para os responsáveis mantenham em dia as doses para todas as crianças e adolescentes.

A SMS informa que não há óbitos por qualquer tipo de meningite neste ano em Teresópolis.

Para a maioria dos casos de meningite de importância epidemiológica, existe vacina no Sistema Único de Saúde (SUS). Basta procurar uma unidade de saúde mais próxima, portando caderneta de vacinação. Adultos e idosos também podem receber vacinas, de acordo com o calendário de imunização nacional.

"Os casos meningoencefalites são todos de interesse epidemiológico. Os cuidados envolvem medidas gerais de higiene: geral, respiratória e do ambiente, que deve ser bem ventilado, evitando-se locais de grande aglomeração", acrescentou.

Casos em Friburgo

A Prefeitura de Nova Friburgo, cidade vizinha, informou que ao longo deste ano foram registrados dois casos de meningite (pneumocócica e asséptica), em pessoas de 41 anos e 4 anos de idade, com um óbito.

A Secretaria Municipal de Saúde de Friburgo também reforça a importância de manter a vacinação em dia.

Causas da doença

Meningites são geralmente causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, como fungos e parasitas, embora também possa ter etiologia (estudo das causas das doenças) não infecciosa.

A maioria dos casos ocorre devido à infecção bacteriana ou viral, sendo as demais causas menos frequentes. O conhecimento da etiologia da meningite é fundamental para o tratamento e profilaxia adequados.

Segundo a orientação do Ministério da Saúde, a vacina é a melhor forma de prevenção para a doença.

Vacinas no SUS

Sete vacinas são recomendadas para prevenção e estão disponíveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS):

  • BCG: protege contra as formas graves da tuberculose, inclusive a meningite tuberculosa. Esquema vacinal: dose única (ao nascer).

  • Penta: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B. Esquema vacinal: 1ª dose aos 2 meses de idade; 2ª dose aos 4 meses de idade e 3ª dose aos 6 meses de idade.

  • Pneumocócica 10-valente (Conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite. Esquema vacinal: 1ª dose aos 2 meses de idade; 2ª dose aos 4 meses de idade e reforço aos 12 meses de idade.

  • Pneumocócica 23-valente (Polissacarídica): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite. Uma dose é suficiente para conferir proteção contra os sorotipos dos pneumococos contidos na vacina. É disponibilizada para toda a população indígena acima de 5 anos de idade, sem comprovação da vacina pneumocócica 10-valente (Conjugada). Para a população a partir de 60 anos de idade (institucionalizada), a revacinação é indicada uma única vez, devendo ser realizada 5 anos após a dose inicial.

  • Pneumocócica 13-valente (Conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite. Essa vacina é disponibilizada nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Cries) para os seguintes grupos especiais.

  • Meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C. Esquema vacinal: 1ª dose aos 3 meses de idade; 2ª dose aos 5 meses de idade e reforço aos 12 meses de idade.

  • Meningocócica ACWY (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y. Esquema vacinal: uma dose em adolescentes de 11 e 12 de idade, a depender da situação vacinal.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.