MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis recebe vacinas contra varíola dos macacos; veja grupos que serão imunizados

Doses estão disponíveis para aplicação na sede do Departamento de Vigilância Epidemiológica

Por Nai Frossard
29/03/23 - 11:48
Teresópolis recebe vacinas contra varíola dos macacos; veja grupos que serão imunizados OMS emitiu alerta sobre casos da doença em países não endêmicos no ano passado | Foto: Reprodução/Fiocruz (Débora Barreto)

Teresópolis, na Região Serrana do Rio, vai começar a aplicar a vacina contra a doença Monkeypox, popularizada como varíola dos macacos.

A Secretaria Municipal de Saúde informou ao Portal Multiplix que as doses da vacina já chegaram ao município.

Os imunizantes estão disponíveis para aplicação na sede do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE).

A secretaria ressaltou que essas primeiras doses que chegaram são destinadas para alguns grupos prioritários.

As primeiras pessoas vacinadas serão:

  • Pós-contatos (quem teve contato com alguém que esteja com a doença)
  • Trabalhadores de laboratórios do tipo NB3 (laboratório de nível de Biossegurança 3, destina-se ao trabalho com agentes de risco biológico da classe 3, ou seja, com microrganismos que acarretam elevado risco individual e baixo risco para a comunidade)
  • Quem esteja vivendo com HIV/Aids (maiores de 18 anos de idade com CD4 menor de 200 cels/mm3)

A prefeitura destacou também que a vacinação para esses grupo da população será realizada sob agendamento prévio através de contato telefônico.

O contato será realizado pela equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), através do número que já possuem de cada paciente já em tratamento.

Casos no estado

De acordo com painel epidemiológico da Secretaria do Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro, até o momento, foram confirmados 1.384 casos.

Entre as cidades da nossa área de cobertura, Teresópolis registrou três casos da doença. Assim como Búzios, que também teve três registros.

Nova Friburgo contabilizou um paciente com a varíola dos macacos, até agora.

Já o maior número de casos aqui no interior, ainda de acordo com os dados da SES, foi em Cabo Frio: com cinco casos da doença.

Vacina em Friburgo

Questionada pela reportagem sobre o início da vacinação em Nova Friburgo, a prefeitura informou que o município ainda não recebeu as doses da monkeypox.

Através de uma nota, o governo municipal afirmou:

A previsão é que a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo receberá apenas quatro doses, pois o público contemplado é cadastrado previamente e esse é o número de pessoas na cidade que se enquadram no grupo em questão".

Sobre a doença

A Monkeypox, ou varíola dos macacos, é uma doença causada pelo vírus Monkeypox do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae.

Apesar do nome popular, é importante destacar que os macacos não são reservatórios, ou seja, não são capazes de permitir que o vírus da varíola viva e se multiplique em seus organismos.

A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal, com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.

A erupção, geralmente, se desenvolve pelo rosto e depois se espalha para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu alerta sobre casos da doença em países não endêmicos no ano passado.

Por causa desse quadro, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde ativou a Sala de Situação de Monkeypox, para coordenar a resposta aos casos prováveis da doença no país e organizar as ações relacionadas à vigilância e assistência à saúde.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.