Programa de controle ao tabagismo, em Teresópolis, tem 16 anos de sucesso
Projeto foi usado como exemplo de sucesso em reunião estadual

Que os cigarros são responsáveis por uma série de problemas de saúde, todo mundo sabe, mas nem todos tem noção da dificuldade que é parar de fumar. É por isso que o trabalho feito pelo Programa Municipal de Controle ao Tabagismo, em Teresópolis, na Região Serrana do estado, tem ganhado grande repercussão.
Atuante no município desde 2003, o programa contra o fumo conta com os serviços de pneumologista, fonoaudiólogo, psicóloga e acupunturista. Os serviços de psiquiatria e dermatologia também são oferecidos, quando necessários. As reuniões do grupo são semanais e mensais e, em cada turma, são aceitas até 40 pessoas.
O programa é oferecido gratuitamente pela Secretaria de Saúde de Teresópolis, que fica no bairro da Tijuca. Para participar, o candidato deve passar por entrevistas individuais e encontros em grupo, por três meses. Após esse tempo, caso a pessoa tenha se comprometido a parar de fumar, ela passa para um grupo de manutenção, que recebe acompanhamento por mais 18 meses.
Como representação de uma campanha de sucesso, o Programa de Controle do Tabagismo de Teresópolis foi citado durante o Encontro Estadual de Capacitação para Cessação do Tabagismo, que recebeu representantes de diversas cidades do Rio de Janeiro. Durante o evento, foi exibido um vídeo da Prefeitura de Teresópolis, que mostrou o depoimento de pessoas que pararam de fumar, há mais de 10 anos, por causa do programa municipal.
A atual psicóloga do projeto, Márcia Sayão, é participante do projeto desde que ele se encontrava em fase de treinamento, em 2002. Na ocasião, os habilitados a trabalhar para o programa receberam uma capacitação de profissionais do Instituto Nacional do Câncer. Para Márcia, o reconhecimento é significado de trabalho bem-feito.
“Fico feliz em ver que o trabalho que realizamos com seriedade e comprometimento teve destaque em um evento de saúde, servindo de exemplo para outros municípios”, finaliza a psicóloga.