MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Postos de Nova Friburgo continuam sem vacinas contra a gripe nesta segunda

Doses terminaram na última semana e não há previsão de nova remessa

Por Raphael Branco
10/06/19 - 13:42

Os postos de saúde de Nova Friburgo, na Região Serrana, continuam sem doses de vacina contra a gripe H1N1. Esta é a segunda vez que há desabastecimento durante a campanha de imunização de crianças e adultos em um espaço de duas semanas. Segundo a Secretaria de Saúde do município, ainda não há previsão para a chegada da nova remessa da vacina.

A equipe de reportagem do Portal Multiplix esteve na manhã desta segunda-feira, 10 de junho, no Posto Silvio Henrique Braune, no Centro, para verificar se no local havia atendimento da campanha de imunização. A resposta foi a mesma dada na última sexta: as doses acabaram e não há previsão de reabastecimento.

Em nota divulgada na semana passada, a prefeitura informou que as doses estavam no final. Segundo o Executivo, restavam apenas as reservadas para pacientes acamados e para crianças pequenas de colo, que tomaram a primeira dose fracionada e necessitavam da segunda para a imunização completa. Ainda segundo a prefeitura, a Secretaria de Saúde estava em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para tentar viabilizar a liberação de mais doses para Nova Friburgo, mas que esse envio dependia da SES.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura pedindo nota atualizada e aguarda uma resposta.

Problemas na vacinação

A primeira falta de vacinas aconteceu no dia 30 de maio, sendo retomada cinco dias depois, na terça-feira, 4 de junho, com o recebimento de 4.200 doses. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde informou que uma falha na distribuição das vacinas havia provocado o desabastecimento.

Público-alvo e metas de imunização

A meta é vacinar 90% do público-alvo na cidade – cerca de 54 mil pessoas. Segundo o último boletim divulgado pela secretaria, até a terça-feira, 4 de junho, 86,99% desse grupo prioritário havia sido imunizado.

Fazem parte do grupo prioritário, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos, gestantes e mães com até 45 dias após o parto. Além dessas, a vacina está disponível a jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independentemente da idade. A vacina também está sendo ofertada aos professores das escolas públicas e privadas, além de policiais civil, militares e membros ativos das Forças Armadas.

Sobre a campanha estadual de vacinação

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 no estado do Rio de Janeiro segue até o dia 15 de junho, nos postos dos 92 municípios, para atingir a meta de imunizar 90% do público-alvo. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que, após a campanha, caso haja estoque disponível, a população fora do público-alvo também poderá se vacinar. Segundo a SES, até a última semana, o estado atingiu uma cobertura vacinal de 67,26%, o que representa 3 milhões de pessoas vacinadas.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.