MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

OMS estima que um quarto da população global terá problemas auditivos em 2050

Estudo destaca que 60% das perdas podem ser evitadas com tratamento e prevenção

Por Redação Multiplix
03/03/21 - 13:59
OMS estima que um quarto da população global terá problemas auditivos em 2050 Estudo mostra que 91% das pessoas adquiriram a condição durante a vida | Foto: USP Imagens

No Dia Mundial da Audição, campanha para alertar sobre os problemas auditivos, a Organização Mundial da Saúde lançou o primeiro Relatório Mundial sobre Audição. O documento estima que um quarto da população global pode ter problemas auditivos em 2050.

Esse número representa cerca de 2,5 bilhões de pessoas. Porém, o estudo também mostra que 60% dos casos podem ser evitados com investimento nas prevenções e nos tratamentos das doenças ligadas à surdez.

O relatório foi lançado nessa terça-feira, 2. O Dia Mundial da Audição 2021 tem como lema os "Cuidados Auditivos para Todos!".

Segundo a OMS, a recomendação é que os tratamentos auditivos sejam inclusos nos planos nacionais de saúde. Outro alerta, especialmente para a população adulta, é que haja uma boa higiene dos ouvidos e que façam o controle dos níveis de volumes e ruídos para que possa ser reduzido o potencial de perda auditiva.

Audiometria

Um estudo de 2019 feito pelo Instituto Locomotiva em conjunto com a Semana de Acessibilidade Surda, mostrou que, no Brasil, há 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva.

Desse número, 2,3 milhões têm deficiência severa. São 54% de homens e 46% de mulheres atingidos pela surdez. A predominância é na faixa de 60 anos de idade ou mais (57%).

Para que não haja problemas, a orientação é que as pessoas façam, periodicamente, a checagem de audiometria. Esse exame deve ser realizado principalmente para as pessoas com mais de 50 anos e que tenham predisposição genética ou dificuldades para ouvir e para quem sofre infecções frequentes na orelha, trabalha em ambientes ruidosos ou ouve som alto por longos períodos.

O documento também mostrou que 9% nasceram com a condição e 91% delas adquiriram durante a vida e, a metade, antes dos 50 anos. Além disso, do total pesquisado, 87% não usam aparelhos auditivos.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.