MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo e Teresópolis vão distribuir preservativos gratuitamente no Carnaval

Em Friburgo, equipe distribuirá 60 mil preservativos na rua; em Teresópolis, a distribuição será nos locais de concentração da festa**

Por Sara Schuabb
01/03/19 - 11:08
Nova Friburgo e Teresópolis vão distribuir preservativos gratuitamente no Carnaval A camisinha distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está de cara nova | Foto: Banco de Imagem

A AIDS é uma doença que ainda não tem cura e, na hora de curtir o Carnaval, é preciso lembrar que o uso da camisinha é a única forma de proteção contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, além de prevenir também uma gravidez não planejada. Pensando nisso, as prefeituras de Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, estarão distribuindo preservativos gratuitamente nos cinco dias de folia.

Nova Friburgo

De acordo com a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, o município distribuirá cerca de 60 mil preservativos masculinos e femininos por meio de uma equipe de sete profissionais da Saúde que estará fazendo campanha de prevenção nas ruas.

Segundo a secretária de Saúde do município, atualmente 550 pacientes portadores de HIV fazem acompanhamento no programa DST-Aids e, em 2018, 60 novos casos foram diagnosticados.

“A prevenção é a melhor ferramenta. Tivemos dez novos casos em janeiro e fevereiro deste ano. A mesma incidência de 2018”, afirma a secretária de saúde, Tânia Trilha.

Teresópolis

A Secretaria de Saúde de Teresópolis aderiu à campanha “Deixe a camisinha entrar na festa” e disponibilizará preservativos gratuitos nos locais de concentração de pessoas, nas Praças Nilo Peçanha e Higino da Silveira, e também em hotéis e pousadas da cidade.

Além disso, nesta sexta-feira de Carnaval, 1º de março, o Posto de Saúde da Família, do bairro Granja Guarani, estará realizando uma campanha de alerta sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A ação vai acontecer até às 16h, com aplicação de vacinas contra Hepatite B e HPV e também serão realizados testes rápidos, gratuitos, para detecção de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

“A conscientização é sempre a melhor forma de prevenir as doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, a Secretaria de Saúde vai estar atuante durante o período de Carnaval”, afirma o secretário de Saúde Antônio Henrique Vasconcellos.

Jovens e homens são o público-alvo

De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de HIV/AIDS entre os jovens entre 15 e 24 anos aumentaram 85% nos últimos 10 anos e 73% dos casos da doença ocorrem entre homens com a faixa etária entre 15 e 39 anos de idade.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.