MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeitura de Teresópolis divulga esquema especial de trânsito durante o Carnaval

Foliões terão horários especiais de ônibus durante a madrugada para curtir a folia

Por Kessia Coutinho
08/02/24 - 09:51
Prefeitura de Teresópolis divulga esquema especial de trânsito durante o Carnaval Trânsito em Teresópolis sofrerá alterações em razão do Carnaval | Foto: João Luccas

O Carnaval 2024 ‘Terê Alegria em Família’ vai contar com desfile de blocos, shows e atividades infantis, que acontecerão na praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, e na Feirinha do Alto (praça Higino da Silveira). Já o ‘Lupulando’ - Festival Cervejeiro Teresópolis movimentará a praça Nilo Peçanha, no Alto, e região.

Para garantir a segurança de motoristas e pedestres, a Secretaria Municipal de Segurança Pública montou um esquema de trânsito no entorno dos locais onde a programação acontece desta quinta, 8, até a próxima terça, 13.

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) estarão nos locais orientando os motoristas sobre as interdições e o melhor trajeto a ser realizado.

Além disso, o efetivo Moto Patrulha da Guarda Municipal vai atuar em pontos de interdições, com o intuito de agilizar possíveis trechos de congestionamento em desfile de blocos carnavalescos no Alto.

Todos os dias, após as 23h, com o apoio da Polícia Militar, vão acontecer blitz de trânsito no entorno dos locais de eventos para coibir atos infracionais.

Praça Olímpica

De quinta-feira, dia 8, até terça-feira, 13, às 16h, serão interditados os estacionamentos das ruas Monte Líbano e Edmundo Bittencourt.

O fechamento da rua Manoel Madruga para o trânsito será iniciado às 17h, e o trânsito na Edmundo Bittencourt será interditado às 20h.

No Centro, haverá ponto de patrulha da GCM nos seguintes locais: rua Monte Líbano, rua Edmundo Bittencourt, Calçada da Fama e praça Baltazar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa.

Blocos

As interdições das vias que integram os percursos dos blocos serão temporárias, ou seja, somente no horário em que os foliões estiverem passando pelas mesmas.

Quinta-feira, 8:

Bloco Thijukana infantil

  • Saída do bloco às 15h, da rua Júlio Rosa, nº 45.

  • Os foliões seguem até rua Roberto Rosa, passam pela rua João Bonifácio, indo até a rua Yeda e retornam ao ponto de partida.

Bloco Piranhas da Serra

  • Concentração na Calçada da Fama, com saída do bloco às 21h.

  • Os foliões seguem pela Delfim Moreira até o parque Regadas e dispersando na praça Olímpica.

Sexta-feira, 9:

Bloco Bebe Rindo

  • Concentração às 21h, na Calçada da Fama e praça da Matriz de Santa Teresa, com saída às 22h.

  • Interdição às 21h30, na avenida Delfim Moreira, na altura da praça Santa Teresa.

  • O grupo segue pela Delfim Moreira, desce o Parque Regadas e dispersa na praça Olímpica.

Sábado 10:

Bloco Quilombo da Serra

  • Concentração na Feso ProArte (Alto), às 13h.

  • Saindo às 15h pela rua Alfredo Rebello Filho, sentido rua Flavio Bortoluzzi de Souza, entrando na avenida Oliveira Botelho até a rua Gonçalo de Castro e chegando novamente na concentração.

Bloco Blocogu

  • Saída do bloco às 13h30.

  • Concentração na rua Sloper, 232, seguindo pela rua Mucuri em direção à rua Flavio Bortoluzzi, entrando na rua Alfredo Rebelo Filho e retornando ao ponto inicial.

Domingo, 11:

Bloco Samba & Amor

  • Saída do bloco às 14h; concentração ProArte Feso, saindo pela rua Alfredo Rebello Filho, sentido rua Flavio Bortoluzzi de Souza, entrando na avenida Oliveira Botelho até a Gonçalo de Castro, chegando novamente na concentração.

Bloco Bond Porre

  • Saída às 17h30; concentração na rua Flávio Bortolluzi, próximo à fonte, segue em direção à avenida Oliveira Botelho até a praça Nilo Peçanha, fazendo um pequeno recuo na lateral da praça, e dispersão.

Ora Pois Pois

  • Saída às 18h; concentração Casa de Portugal seguindo em direção à avenida Delfim Moreira, acessando a rua Dr. Aleixo e regresso ao clube pela avenida Lúcio Meira.

Segunda-feira, 12:

Bloco Baby Rindo

  • Saída às 15h; concentração na Feso ProArte, com saída pela rua Alfredo Rebello Filho (portão lateral), em frente ao nº 690, seguindo em direção à Feirinha, virando à direita da praça Higino da Silveira e seguindo em direção à avenida.

  • Os foliões seguem pela avenida Oliveira Botelho, virando à direita na rua Gonçalo de Castro em direção à Feso ProArte, pegando a direita, na rua Alfredo Rebello Filho, chegando ao ponto de concentração.

Bloco Thijukana

  • Horário: 16h às 20h – Fixo na Casa de Portugal.

Terça-feira, 13:

Bloco Gatos Pingados de Terê

  • Saída do bloco às 16h; concentração Feso ProArte, saindo pela rua Alfredo Rebelo Filho, sentido rua Flavio Bortoluzzi de Souza, entrada na avenida Oliveira Botelho até a Gonçalo de Castro e chegada novamente na concentração.

‘Lupulando’

  • No dia 8, a partir das 18h, terá início a montagem da estrutura do evento. Com isso, o fechamento da rua Augusto Amaral Peixoto, na lateral da praça Nilo Peçanha, a da escola Ginda Bloch, permanece até o dia 14.

O evento acontece do sábado, 10, até terça-feira, 13.

Táxi

O ponto de táxi da rua Augusto Amaral Peixoto será deslocado para a avenida Oliveira Botelho, sendo o trânsito desviado para as ruas Maranhão e Jorge Lóssio.

Reforço nos horários dos ônibus

Ônibus terão horários reforçados durante o carnaval Ônibus terão horários reforçados durante o carnaval | Foto: Divulgação/Viação Dedo de Deus

O transporte coletivo em Teresópolis terá uma programação especial de horários de ônibus na madrugada para atender os foliões que vão se divertir nos blocos, em especial no evento promovido na praça Olímpica, principal ponto dos festejos à noite.

A partir da próxima quinta-feira, dia 8, até a terça-feira de Carnaval, dia 13, os coletivos da Viação Dedo de Deus vão operar viagens extras entre 0h45 e 1h30, passando pelos pontos de ônibus próximos ao evento, com destino a bairros como Fonte Santa, Salaco, Granja Florestal, Jardim Pimenteiras, Caleme, Vale da Revolta, Meudon, Alto e Rosário.

Além das viagens especiais na madrugada, os ônibus seguirão a grade normal de viagens na maior parte dos dias de Carnaval, facilitando o deslocamento da população e dos foliões pela cidade, em especial nos bairros do Alto e Centro, pontos de concentração de diversos blocos e da programação oficial de Carnaval.

A exceção será na segunda-feira, 12, ponto facultativo, e terça-feira, 13, feriado estadual, onde os coletivos vão operar com os horários de sábado e domingo respectivamente, mas com as viagens da madrugada garantidas.

Além dos horários extras, os ônibus da Viação Dedo de Deus vão circular com adesivos nos vidros traseiros e cartazes internos com a campanha “Não é não: assédio não combina com Carnaval. Não embarque nessa!”.

Campanha nos ônibus reforça a luta contra o assédio sexual no período Campanha nos ônibus reforça a luta contra o assédio sexual no período | Foto: Divulgação/Viação Dedo de Deus

O objetivo da iniciativa promovida pela empresa é reforçar a luta das mulheres contra o assédio sexual e ampliar a mensagem de alerta nesse período do ano.

Especialistas apontam que a importunação sexual contra as mulheres cresce no Carnaval, principalmente nos transportes públicos.

Por isso, os cartazes são destacados com o telefone 180 da Central de Atendimento à Mulher e o número (21) 98805-4391 do Núcleo de Atendimento à Mulher de Teresópolis (Nuam).

Em uma situação de denúncia dentro dos ônibus, os motoristas são treinados sobre os procedimentos a serem adotados e a orientação principal é interromper imediatamente a viagem e comunicar o caso à coordenação da empresa e a autoridade competente mais próxima.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.