MTE constata "falta de gerenciamento de riscos" e outras irregularidades no Raul Sertã, em Friburgo
Prefeitura afirma que "providências necessárias para cumprir notificação já foram tomadas"
Representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estiveram nessa quinta-feira, 22, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, realizando a 'Operação Raio-X' no Hospital Municipal Raul Sertã.
A ação teve o objetivo de verificar denúncias e medidas de adequação adotadas após autuações ocorridas em fiscalizações anteriores.
Em entrevista ao Portal Multiplix, os auditores explicaram as irregularidades encontradas na unidade.
Segundo eles, a "falta de gerenciamento de riscos" é um dos principais problemas da unidade.
A reportagem também tentou agendar uma entrevista com o secretário de Saúde, Gabriel Wenderoschy, com o diretor do Raul Sertã, psiquiatra Danillo Cassane, ou com algum representante do governo municipal, mas o Executivo preferiu se manifestar por email no fim da manhã desta sexta-feira, 23.
Confira a nota na íntegra:
"Nos dias 20 e 22 de fevereiro, o Hospital Municipal Raul Sertã passou por uma fiscalização da Gerência Regional do Trabalho de Nova Friburgo, com objetivo de avaliar o cumprimento das medidas de proteção à segurança e à saúde nos ambientes de trabalho.
O Órgão Fiscalizador expediu, em 22 de fevereiro, uma Notificação solicitando apresentação de documentos voltados à medicina e segurança do trabalho, como relatórios de serviços, comprovantes de vacinação dos trabalhadores da saúde e de capacitações, relação dos servidores, escalas, entre outros. O documento foi encaminhado ao setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho do Município, para cumprimento.
A fiscalização foi uma ação de rotina e todas as providências necessárias ao cumprimento da notificação já foram tomadas por parte da administração."
Veja na reportagem acima todos os detalhes da operação.