Morte de criança por meningite é confirmada em Cabo Frio
Município já registrou dez casos da doença neste ano, segundo a prefeitura
02/09/22 - 10:51 | Atualizada em 02/09/22 - 11:49

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, confirmou na noite de quinta-feira, dia 1º, o resultado do exame que confirma a morte de um menino de 4 anos por meningite nesta semana na cidade.
O diagnóstico de meningite bacteriana foi comprovado através de exames.
Segundo a prefeitura, por meio da Vigilância Epidemiológica, o município já teve dez casos da doença neste ano. Esta foi a primeira morte registrada na cidade entre janeiro e setembro.
Já em 2021, o município de Cabo Frio contabilizou 11 casos de meningite e dois óbitos.
Ainda de acordo com o município, a criança foi internada na Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24h) do bairro Parque Burle no último domingo, dia 28, com quadro de vômito e febre.
O menino morava na Praia do Siqueira e era aluno do Centro Educacional Infantil Vovó Cinha, que suspendeu as aulas na última terça-feira, dia 30, e reabriu a unidade no dia seguinte, dia 31, após reunião realizada na tarde de quarta-feira, entre representantes das secretarias de Saúde e Educação, funcionários e pais de alunos, mesmo sem o resultado do exame.
A Secretaria de Educação informou que diante do cenário apresentado na unidade e a ausência de alunos com sinais e sintomas compatíveis não é necessário fazer a desinfecção na unidade escolar.
Nota da Prefeitura de Cabo Frio
A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, informa que o RT-PCR do menor de idade que foi a óbito no último dia (29), na UPA Parque Burle, apresentou resultado conclusivo para meningite bacteriana.
Mediante o resultado, a Vigilância Epidemiológica segue monitorando os contactantes do menor. Segundo a versão atualizada do Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde informa que não há indicação de quimioprofilaxia (aplicação de medicamentos de forma preventiva) de forma indiscriminada para os contactantes.
De acordo com a Coordenação Estadual das Meningites, é prevista a medicação apenas para crianças com esquema vacinal incompleto contra meningite que morem na mesma residência, caso existam.
Na Escola Municipal Infantil Vovó Cinha, a gestão reforça que a aplicação preventiva de medicamento só é prevista em caso de sinais ou sintomas que configurem novo caso suspeito. Até o momento, a gestão reitera que não houve registro de qualquer pessoa que tenha tido contato com o menor que apresente sintomas.
O resultado foi apresentado ao município na tarde desta quinta-feira (1º), desde então as secretarias de Saúde e Educação seguem monitorando e acompanhando a família, colaboradores, corpo docente e alunos da Escola Infantil.
Sobre a doença
A meningite bacteriana é uma inflamação das meninges, que é o tecido que recobre o cérebro e a medula espinhal. Ela ocorre devido à presença de uma bactéria no sistema nervoso, resultando em sintomas como febre, dor de cabeça e rigidez na nuca. Uma das formas de se proteger da doença é a vacinação.
Campanha de Multivacinação
Uma Campanha de Multivacinação está sendo realizada em Cabo Frio. A imunização acontece até 9 de setembro e reforça a necessidade de prevenção contra doenças no público infantojuvenil. A ação oferece cerca de vinte imunizantes, para prevenção de inúmeras doenças, entre elas a meningite.
A campanha é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos, e está disponível nos postos de saúde de Cabo Frio, das 9h às 16h30, de segunda a sexta-feira. A Casa da Criança, no Jardim Esperança, e o Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC), no Braga, estão abertos para a vacinação das 8h às 16h.
As unidades do Itajuru e do Guarani participam da campanha aplicando apenas vacina contra a Covid-19. Para a vacinação dos menores, será necessária a apresentação de documento de identificação, CPF ou cartão do SUS e caderneta de vacinação.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.