MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Justiça dá prazo de 120 dias para que Prefeitura de Araruama implante ponto eletrônico de profissionais do SUS

Por meio de nota, o governo municipal garantiu que já tem o sistema nas unidades hospitalares

Por Rômullo Espíndola
13/04/23 - 11:40
Justiça dá 120 dias para que Prefeitura de Araruama implante ponto eletrônico de profissionais do SUS Governo municipal garantiu que já tem o sistema nas unidades hospitalares | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou nessa quarta-feira, 12, que a Justiça estipulou um prazo de 120 dias para que a cidade de Araruama, na Região dos Lagos do Rio, instale um sistema de ponto biométrico dos servidores públicos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive de médicos e dentistas.

De acordo com o órgão, a determinação da Justiça Federal foi motivada por um pedido feito pelo Ministério Público Federal, em ação civil pública ajuizada pelo procurador da República Leandro Mitidieri.

Na ação, o MPF relata “ter recebido sucessivas representações de usuários do SUS, relacionadas a atrasos e descumprimento da jornada de trabalho por profissionais da saúde”, o que levou à instauração do procedimento administrativo para investigar o assunto.

Ainda de acordo com o MPF, foi feita uma recomendação ao município para que fossem sanadas as irregularidades apontadas, mas o município respondeu ser inviável a implementação do sistema de ponto biométrico.

Conforme publicou o órgão, o motivo colocado pelo município na resposta à recomendação foi o déficit nas finanças municipais, sem, entretanto, comprovar tal restrição.

Medidas precisam ser adotadas inclusive em hospitais públicos Medidas precisam ser adotadas inclusive em hospitais públicos | Foto: Divulgação/Prefeitura de Araruama

A sentença também determinou a instalação de quadros que informem ao usuário, de forma clara e objetiva, os nomes de todos os profissionais de saúde em exercício na unidade naquele dia.

Além disso, especialidades e horários de início e de término da jornada de trabalho de cada um deles, deve ser colocada em local visível, como: salas de recepção de todas as unidades públicas de saúde, inclusive hospitais públicos e outros tipos de unidades.

O MPF solicitou que esse quadro deverá informar também que o registro de frequência dos profissionais para qualquer cidadão.

A prefeitura deverá ainda, "providenciar a disponibilização pela internet, do local e horário de atendimento dos médicos e odontólogos que ocupem cargos públicos vinculados, de qualquer modo, ao SUS".

Em caso de recusa no atendimento, o cidadão poderá exigir documento ou declaração, no qual constem: nome do usuário, unidade de saúde, data, hora e motivo da recusa de atendimento, sempre que assim solicitarem.

O que diz a prefeitura

Ao contrário do que foi apontado pelo MPF, a Prefeitura de Araruama informou, por meio de nota enviada à reportagem na manhã desta quinta, dia 13, que "já possui ponto eletrônico nas unidades hospitalares e também quadro de escala dos médicos nos respectivos locais".

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.