MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Infectologista vê com otimismo diminuição de casos e mortes por Covid-19 em Nova Friburgo

Segundo a prefeitura, cidade teve o menor número de óbitos confirmados desde fevereiro deste ano

Por Matheus Oliveira
11/10/21 - 11:03
Infectologista vê com otimismo diminuição de casos e mortes por Covid-19 em Nova Friburgo Segundo boletins da prefeitura, internações e mortes por Covid-19 estão diminuindo em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Setembro foi o mês que menos registrou óbitos (42 mortes) pelo novo coronavírus em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, desde fevereiro deste ano (29), segundo dados da prefeitura. O total de novos casos também teve queda significativa, caindo de 2.054 em agosto para 908. Além disso, no mesmo período, houve redução na quantidade de leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19 no Hospital Municipal Raul Sertã, a principal unidade de saúde da rede pública da cidade, de 47 para 28.

Mas será que dá para comemorar essa melhora como um sinal de que a pandemia está realmente próxima do fim? Para tentar encontrar a resposta, a reportagem do Portal Multiplix conversou com a infectologista Danyelle Cristina de Souza.

Para ela, a queda nos números na cidade serrana justifica o remanejamento de leitos para atender à demanda de internações de pacientes com outros tipos de doença. Mas alerta: a pandemia não está controlada.

“Os momentos complicados em que as taxas de ocupação de leitos de enfermaria e UTI chegaram a 100% passaram. Agora, essas taxas caem e isso nos alegra, mas não temos como afirmar que a pandemia está controlada. Uma coisa é a taxa de internação, outra é a circulação do vírus e a incidência de novos casos”, diz.

Entretanto, Danyelle afirma também que a tendência é que os números caiam ainda mais.

“É a tendência, principalmente se a população continuar aderindo às medidas de proteção e à vacinação, pois pessoas vacinadas tendem a ter carga viral mais baixa e consequentemente transmitem menos o vírus do que as não vacinadas. Além de ter menor risco de internação e óbito”, destaca a infectologista.

Números de óbitos em Nova Friburgo

Segundo a prefeitura, em janeiro, Nova Friburgo registrou 54 mortes por Covid-19. Esse número caiu drasticamente em fevereiro para 29 e voltou a subir em março, quando 52 mortes foram contabilizadas. Os dois meses seguintes foram os que o município viveu o momento mais crítico da pandemia, com 74 óbitos em abril e outros 73 em maio.

Em junho, foram registradas 50 mortes, outras 59 em julho e 67 em agosto. Em setembro, foram 42 mortes, menor número desde fevereiro.

Em outubro, segundo os boletins divulgados pelo Executivo, três mortes foram registradas no município até agora.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.