MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Impactos da Covid: 80 profissionais de saúde são afastados após contaminação em Friburgo

Atendimentos estão reduzidos e funcionários de outras secretarias estão sendo realocados para atendimentos nos centros de triagem

Por Kessia Coutinho
28/01/22 - 10:39
Impactos da Covid: 80 profissionais de saúde são afastados após contaminação em Friburgo No Hospital Municipal Raul Sertã, 60 profissionais estão afastadas por causa da doença | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Com o aumento na procura por testes e o número elevado de casos de Covid-19 em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a Saúde do município vem passando por diversos impactos.

Um deles é o afastamento de funcionários por causa da contaminação da doença. De acordo com o Executivo, 80 profissionais estão em isolamento, 60 deles trabalham no Hospital Municipal Raul Sertã e outros 20 são na Atenção Básica.

Com essas ausências, a Secretaria Municipal de Saúde interrompeu temporariamente as consultas agendadas nas Estratégias de Saúde da Família de Amparo, Riograndina, São Lourenço, Olaria I, II e III, Campo do Coelho e Vargem Alta.

De acordo com a prefeitura, os profissionais dessas unidades fazem parte do Programa Mais Médicos, do governo federal, e têm autorização do Ministério da Saúde para serem realocados para os centros de triagem.

A secretaria de Saúde lembra ainda que não existem profissionais para substituírem esses médicos, já que todos são do programa federal e não do município.

Nessas unidades, as marcações das consultas seguem apenas para os grupos prioritários: gestantes, menores de dois anos (tratamento puericultura), saúde mental grave, hipertensos e diabéticos descompensados graves, pacientes em tratamento para tuberculose, HIV e hanseníase.

As demais consultas voltarão a ser agendadas em breve, com a redução da positividade do coronavírus nos profissionais.

Servidores de outras áreas também são convocados

Diante desse cenário do aumento de casos, o prefeito Johnny Maycon solicitou, através da portaria nº 225, publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município, o apoio das demais secretarias.

Profissionais de outros setores agora também trabalham, principalmente, nos postos de testagem, com a realização dos trabalhos administrativos e organizacionais, como o preenchimento de fichas, a organização das filas e prestando informação à população.

A intenção é agilizar os atendimentos e suprir a carência momentânea de mão de obra, ainda segundo a prefeitura.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.