Impactos da Covid: 80 profissionais de saúde são afastados após contaminação em Friburgo
Atendimentos estão reduzidos e funcionários de outras secretarias estão sendo realocados para atendimentos nos centros de triagem
.jpg)
Com o aumento na procura por testes e o número elevado de casos de Covid-19 em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a Saúde do município vem passando por diversos impactos.
Um deles é o afastamento de funcionários por causa da contaminação da doença. De acordo com o Executivo, 80 profissionais estão em isolamento, 60 deles trabalham no Hospital Municipal Raul Sertã e outros 20 são na Atenção Básica.
Com essas ausências, a Secretaria Municipal de Saúde interrompeu temporariamente as consultas agendadas nas Estratégias de Saúde da Família de Amparo, Riograndina, São Lourenço, Olaria I, II e III, Campo do Coelho e Vargem Alta.
De acordo com a prefeitura, os profissionais dessas unidades fazem parte do Programa Mais Médicos, do governo federal, e têm autorização do Ministério da Saúde para serem realocados para os centros de triagem.
A secretaria de Saúde lembra ainda que não existem profissionais para substituírem esses médicos, já que todos são do programa federal e não do município.
Nessas unidades, as marcações das consultas seguem apenas para os grupos prioritários: gestantes, menores de dois anos (tratamento puericultura), saúde mental grave, hipertensos e diabéticos descompensados graves, pacientes em tratamento para tuberculose, HIV e hanseníase.
As demais consultas voltarão a ser agendadas em breve, com a redução da positividade do coronavírus nos profissionais.
Servidores de outras áreas também são convocados
Diante desse cenário do aumento de casos, o prefeito Johnny Maycon solicitou, através da portaria nº 225, publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município, o apoio das demais secretarias.
Profissionais de outros setores agora também trabalham, principalmente, nos postos de testagem, com a realização dos trabalhos administrativos e organizacionais, como o preenchimento de fichas, a organização das filas e prestando informação à população.
A intenção é agilizar os atendimentos e suprir a carência momentânea de mão de obra, ainda segundo a prefeitura.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.