MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Governo estadual marca data de licitação para retomar obra do Hospital do Câncer em Friburgo

Intervenções são esperadas desde 2015. Custo é de cerca de R$ 51 milhões

Por Kessia Coutinho
25/03/22 - 16:44
Governo estadual marca data de licitação para retomar obra do Hospital do Câncer em Friburgo Estrutura de hospital está abandonada em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Enfim uma boa notícia para os moradores de Nova Friburgo e da região. Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro desta quinta-feira, 24, o anúncio da licitação para a retomada das obras do Hospital do Câncer na cidade.

De acordo com o texto, o certame está previsto para acontecer no dia 2 de maio, às 10h, no Rio. O valor estimado da obra é de R$ 51 milhões, com previsão de entrega para um ano após o início dos trabalhos.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra), o hospital vai atender pacientes oncológicos adultos, com emergência regulada, realizar atendimento imediato, procedimentos cirúrgicos, internação clínica e cirúrgica, terapia intensiva, diagnóstico e terapia e reabilitação, em um terreno de aproximadamente 82.300 m².

Dos 58 leitos, dez vão funcionar como unidade de tratamento intensivo e os outros 48 leitos serão de enfermaria.

Além da internação e centro cirúrgico, o hospital terá oncologia clínica, com central de quimioterapia, consultas ambulatoriais, laboratório de análises clínicas, acesso a serviço de anatomia patológica e centro de imagem, para o diagnóstico diferencial e definitivo, estadiamento e acompanhamento dos pacientes.

Espera sem fim

As obras do Hospital de Oncologia tiveram início em 2015, mas foram paralisadas por falta de recursos. Um ano após os trabalhos começarem, os valores contratuais foram atualizados e o estado informou, na ocasião, que não poderia continuar a construção.

O projeto foi readaptado em 2018, na nova gestão do governo estadual, para retomar a obra adaptada, de forma que não prejudicasse o orçamento, nem a proposta inicial de atendimento da unidade, incluindo ainda os serviços cardiológicos. A licitação estava prevista para outubro de 2019, mas não foi realizada.

Espaço foi alvo de vandalismo no período em que as obras ficaram paradas Espaço foi alvo de vandalismo no período em que as obras ficaram paradas | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Após uma audiência de conciliação, realizada no início de 2020, a Justiça Federal determinou, em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF), a suspensão do processo para que a União e o estado do Rio de Janeiro desenvolvam um projeto básico para o Hospital de Oncologia.

Em maio do ano passado, uma equipe de representantes da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) e da Secretaria de Saúde do Estado (SES) realizaram uma vistoria técnica no local, mas também não houve avanços.

Em setembro do mesmo ano, o Ministério Público Federal (MPF) recorreu ao Tribunal Regional Federal (TRF2) para a retomada da construção do hospital.

Em novembro do ano passado, uma equipe da Subsecretaria Estadual de Projetos e Obras fez uma vistoria no local e prometeu a retomada dos processos para a realização das obras em fevereiro.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.