MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ervas e temperos simples que podem ser cultivados na cozinha de casa

Alimentos naturais ajudam a compor pratos mais saborosos e saudáveis na quarentena

Por Isadora Jaron
04/05/20 - 15:30
Ervas e temperos simples que podem ser cultivados na cozinha de casa Alimentação saudável com produtos frescos e naturais | Foto: Banco de Imagem

Você sabia que a cozinha pode ser um local de cultivo de alimentos frescos e naturais que ajudam para uma alimentação mais saudável e nutritiva, também rica em anti-inflamatórios e antioxidantes que servem como remédios naturais? Durante a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas estão aproveitando o período em casa para colocar a mão na terra e cultivar ervas e temperos que ajudam a ter uma nutrição melhor e mais saudável e evitam sair de casa, já que possuem a própria horta na cozinha.

São alimentos ricos em vitaminas, com ações anti-inflamatórias, antifúngicas, antimicrobianas e antioxidantes que livram as pessoas dos produtos industrializados e que, na maioria das vezes, fazem mal à saúde. A nutricionista Andreza Amorim explicou os benefícios de alguns temperos e ervas que podem ser utilizados na produção de pratos e até como remédios naturais.

Com ação bactericida, antifúngica e antimicrobiana, o orégano é fácil de cultivar em casa. A erva é rica em propriedades que ajudam na flora intestinal e na elevação dos agentes antioxidantes do organismo.

“O orégano possui ação expectorante, ajuda na gripe, fortalece o sistema imunológico, possui ação anti-inflamatória, previne câncer, por ter ação antioxidante”, explicou a nutricionista.

O manjericão é um dos temperos mais encontrados nos alimentos e não é por menos. Ajuda na proteção do excesso de gordura do fígado e na limpeza do organismo. A dica é consumir o manjericão bem fresco para contribuir melhor no equilíbrio das células. O produto também trabalha na inflamação diminuindo as dores musculares.

“Possui ação analgésica, combate infecções respiratórias, como a bronquite, também nas cólicas menstruais, gases e possui ação digestiva calmante”, destacou Andreza.

Encontrada em sucos, chás e até em sobremesas, a hortelã é uma erva refrescante que combate as infecções e é rica em vitamina A. Normalmente é recomendada a pessoas que tem má digestão. Também contribui para as cólicas menstruais.

“Antifúngico natural, auxilia o tratamento de candidíase, diminui gases, diminui a tosse, faringite e infecções de garganta. É ideal no tratamento de sinusite, rinite e doenças respiratórias, auxilia no processo de digestão”.

O alecrim é bastante encontrado na culinária em diferentes pratos. Possui grande ganho nutricional e quando consumidas antes das refeições, são boas para a digestão. “Ideal para quem sofre de pressão baixa, depressão, desânimo, cansaço excessivo. Melhora a concentração e memória e pode ajudar a diminuir dores da artrite”, disse.

Já a erva cidreira é conhecida como calmante e indutora de sono. Também contribui para o controle do stress e diminui a pressão arterial por causa do hipotensor. Possui ação analgésica. Outra erva é o boldo, “indicado no tratamento de disfunções hepáticas, auxilia o processo de digestão, melhora o funcionamento do intestino, alivia sintomas de gases”, enalteceu Andreza.

A camomila também é um calmante natural e ajuda na insônia, além de ter ação anti-inflamatória.

“Quem também tem essa função é a cavalinha. Poderosa na diminuição hídrica, rica em silício, um mineral que contribui para diminuição de rugas e celulite. Indicada no tratamento de diversas doenças crônicas, como diabetes e doenças coronarianas. Além de ter propriedades desintoxicantes”, finaliza a nutricionista.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.