MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Apesar da pandemia, recomendação médica é manter os exames periódicos

Mamografias, hemograma completo e oftalmológicos estão na lista dos mais importantes

Por Isadora Jaron
31/07/20 - 11:56
Apesar da pandemia, recomendação médica é manter os exames periódicos Câncer de mama tem potencial de cura de 95% quando precocemente diagnosticada e tratada | Foto: Banco de Imagem

Com o passar dos anos o organismo vai ficando mais lento. Após os 40, 50 e 65 anos, há um alerta para a prevenção de várias doenças, com a realização dos exames periódicos que ajudam no diagnóstico precoce, mesmo sem a presença dos sintomas. Com a pandemia, a maioria das pessoas deixou de procurar as clínicas para realizá-los. Mas a recomendação é manter a rotina.

De acordo com a doutora Luciana Nicodemus, médica do trabalho do Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, os exames periódicos podem evitar doenças e reduzir complicações e devem ser feitas em todas as idades.

“Muitas doenças podem ser evitadas, curadas e reduzidas suas complicações quando precocemente identificadas. E os exames de rotina são uma excelente forma de investigação de doenças antes mesmo de aparecerem sintomas. Todos devem realizar exames de rotina independentemente de idade, sexo ou condições físicas. Através da história de vida e do exame médico, o médico solicita uma investigação complementar inicial”, destacou.

Alguns exames como hemograma completo, glicemia em jejum, oftalmológicos, entre outros são importantes e auxiliam na detecção precoce das doenças. Confirma:

Hemograma completo

O conhecido exame de sangue mostra se a pessoa está anêmica, com alguma infecção ou coágulo no sangue. “O hemograma completo auxilia na avaliação das células do sangue e pode sinalizar a fase inicial de algumas doenças a serem melhor investigadas, como por exemplo a anemia”, disse a doutora Luciana.

Glicemia de jejum

Esse exame serve para identificar os níveis de açúcar no sangue. Quem tiver mais de 126 mg/dl, por exemplo, será diagnosticado com diabetes. “A glicose de jejum alterada sinaliza que há alguma dificuldade em metabolizar a glicose como nos casos de Diabetes Mellitus, necessitando de medidas nutricionais e medicamentosas para o seu controle”, aponta.

Densitometria óssea

Esse exame simples é importante e auxilia na detecção precoce de perda óssea. “Deve ser feito tanto por homens quanto por mulheres após os 60 anos, pois auxilia na detecção precoce da perda de massa óssea e, com isso, avalia o risco de fraturas espontâneas que são comuns na osteoporose. Para as mulheres está indicada logo após a menopausa, uma vez que a diminuição da massa óssea está também relacionada com a queda de produção hormonal feminina”, destaca a médica.

Oftalmológicos

Com o passar dos anos, principalmente para que já tem problema de visão, é importante acompanhar como os olhos estão. O glaucoma e a catarata podem aparecer e prejudicar ainda mais a saúde.

“A diminuição da visão compromete a autonomia do indivíduo, prejudicando sua qualidade de vida. A pessoa que enxerga mal aumenta muito o risco de acidentes, de queda, de atropelamento, além de se confundir na hora de tomar a medicação ou ler uma receita médica. Em casos mais graves acarreta o isolamento social e a depressão”, enalteceu a doutora Luciana.

Mamografia

Desde cedo as mulheres estão acostumadas com os exames ginecológicos. Porém, quando chega perto da idade de realizar o de mama, algumas apenas deixam passar. Mas feito periodicamente, pode ser diagnosticado o câncer de mama, por exemplo.

“O exame de mama é muito importante no rastreio de câncer de mama, doença com potencial de cura de 95% quando precocemente diagnosticada e tratada. A mamografia é um dos métodos diagnósticos complementares do câncer de mama e deve ser feito a partir dos 40 anos, salvo em mulheres com história familiar ou exame clínico alterado, devendo, então, ser indicado a partir dos 35 anos. É um exame desconfortável, mas bem tolerado quando a mulher é devidamente orientada e preparada para a sua realização”, disse.

Além disso a médica destaca a avaliação ginecológica. “Devemos lembrar do Papanicolau que é indicado para a prevenção do câncer do colo do útero. É um exame de pesquisa de células neoplásicas extremamente importante para identificar o câncer precocemente e reduzir mortalidade, permitindo um tratamento adequado”.

Próstata

Ainda um tabu, o exame de próstata é o indicado para os homens, após os 55 anos. “Embora o câncer de próstata seja uma doença comum, muitos homens por medo ou por desconhecimento preferem não conversar sobre o assunto. É um câncer muito prevalente após os 55 anos e apresenta um crescimento lento e com poucos sintomas. Porém, com o avançar da idade, pode apresentar um crescimento acelerado e invadir outros órgãos (metástase). O preventivo anual é a melhor forma de se cuidar”, frisou.

Coração

Os cuidados com o coração são sempre necessários. A doutora Luciana explica que é importante praticar exercícios regularmente, adotar uma alimentação saudável, com baixo consumo de produtos industrializados, evitar o sal, álcool e açúcar e não fumar.

“Outras medidas são fundamentais para a saúde do coração como uma boa higiene bucal, a prática de hobbies, o convívio prazeroso com amigos e familiares, a meditação e o mais importante de todos, o contato regular com o cardiologista. Ele auxiliará na detecção de alterações precoces do músculo do coração permitindo um tratamento adequado e manutenção da qualidade de vida”.

Outros exames

Além desses exames, a doutora Luciana ainda disse que as consultas periódicas são importantes para o acompanhamento dos pacientes, em que o médico pode indicar outros exames.

“Muitos exames são também de grande importância e serão definidos caso a caso em consulta médica, como a colonoscopia para rastreio de câncer de intestino, o Raio X de tórax para acompanhamento dos fumantes e alguns hormônios que apresentam diminuição de sua produção com o avançar da idade”, finalizou a médica.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.