MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Entenda como vai funcionar o autoteste para Covid-19 e para quem é indicado

Anvisa liberou a venda e o uso desse tipo de exame, que pode ser feito em casa

Por Bernardo Fonseca
03/02/22 - 16:14
Entenda como vai funcionar o autoteste para Covid-19 e para quem é indicado Ministério da Saúde quer que os autotestes sirvam como estratégia de triagem | Foto: Banco de Imagem

A venda e o uso dos autotestes de antígeno para Covid-19 no Brasil estão liberados desde a última semana. A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a resolução que estabeleceu os requisitos e os procedimentos para a solicitação de registro, distribuição, comercialização e utilização desses testes.

Para entender os detalhes de como eles funcionarão, a reportagem do Portal Multiplix consultou a agência e o Ministério da Saúde.

Segundo definição da Anvisa, no autoteste, “o cidadão realiza todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional, seguindo atentamente as informações das instruções de uso”.

Autotestes poderão ser vendidos no Brasil, mas fabricantes ainda precisam registrar os produtos na Anvisa Autotestes poderão ser vendidos no Brasil, mas fabricantes ainda precisam registrar os produtos na Anvisa | Foto: Banco de Imagem

A venda em farmácias ou em estabelecimentos licenciados para comercializar dispositivos médicos poderá ocorrer assim que existam autotestes com registro aprovado no Brasil, de acordo com a agência. Por enquanto, há um pedido de registro, que entrou em análise.

Autotestes vão servir como triagem

Os autotestes do coronavírus não terão laudo, apenas resultado, o que os tornam exames de triagem. Dessa forma, segundo a Anvisa, os resultados, se negativo ou positivo, não precisarão ser notificados ao Ministério da Saúde.

A disponibilização de um sistema para que a própria pessoa informe se testou positivo ou negativo é facultativa ao fabricante do exame. O Ministério da Saúde recomenda que esse serviço ocorra por meio de leitura de QRCode impresso na embalagem, que direcione a um formulário de registro do teste.

Ainda assim, a orientação do Ministério da Saúde é para que as pessoas que testarem positivo busquem uma unidade de saúde, onde serão avaliadas por profissionais, que poderão confirmar o diagnóstico e realizar a notificação do caso nos sistemas oficiais do SUS.

Para quem é indicado

Os autotestes podem ser comprados e usados, em casa ou outro local, por qualquer pessoa com sintomas ou assintomática, segundo o Ministério da Saúde.

Segundo o Plano Nacional de Expansão da Testagem, um dos objetivos com a liberação dos autotestes, é permitir que pessoas assintomáticas, pré-sintomáticas ou apenas com sintomas leves, que podem estar transmitindo o vírus sem saber, consigam identificar a contaminação de forma precoce.

Sendo assim, o indivíduo pode iniciar o isolamento social, quebrando a cadeia de transmissão.

Período para fazer o teste

Ainda de acordo com as regras do Ministério da Saúde, o melhor momento para a realização dos autotestes deve ser colocado nas bulas pelos fabricantes.

A recomendação é para que o autoteste seja feito no período que vai do 1º ao 7º dia do início dos sintomas. No caso dos assintomáticos, o exame deve ser feito a partir do 5º dia do contato com pessoa que testou positivo para Covid-19.

O cidadão poderá acompanhar a lista com todos os autotestes que forem aprovados pela Anvisa por meio deste painel disponibilizado pela Anvisa.

Países como Estados Unidos promovem a distribuição gratuita dos autotestesPaíses como Estados Unidos promovem a distribuição gratuita dos autotestes | Foto: Banco de Imagem

Nos Estados Unidos e na Europa, o uso de autotestes já é uma realidade há mais de um ano, e uma estratégia de contenção da circulação do coronavírus.

Recentemente, o governo de Joe Biden anunciou a distribuição gratuita de mais de 1 bilhão de autotestes para os americanos fazerem em casa. No Brasil, entretanto, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou no fim de janeiro que não pretende comprar autotestes para distribuição gratuita.

Veja outras notícias das regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.