MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dia Mundial do Doador de Sangue: Hemocentro de Friburgo tem baixo estoque e pede colaboração

'Junho vermelho' é o mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue

Por Natalia Amorim
14/06/22 - 10:40
Dia Mundial do Doador de Sangue: Hemocentro de Friburgo tem baixo estoque e pede colaboração Hemocentro de Nova Friburgo precisa de uma média de 15 doações por dia | Foto: Banco de imagem

Nesta terça-feira, dia 14, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. O mês foi escolhido para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de parte da população se tornar doadora e endossar a campanha 'Junho Vermelho'.

O Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, em Nova Friburgo, na Região Serrana, precisa de, pelo menos, uma média de 15 doadores por dia para manter os estoques dentro do nível adequado, uma vez que a unidade abastece os hospitais da cidade e de outros 14 municípios da região.

Mas a realidade é bem diferente das expectativas e o número de doadores é bem inferior ao que é necessário.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a necessidade mais crítica na unidade é do sangue tipo O negativo.

Atualmente, o hemocentro também tem carências de sangue dos tipos A-, B-, B+, AB- e AB+.

Para garantir o socorro aos pacientes de urgência e emergência, a secretária de Saúde faz um apelo para que mais pessoas sejam voluntárias.

‘’Estamos no 'Junho Vermelho', mas em todos os meses é importante lembrarmos que a doação salva vidas. O Hemocentro de Nova Friburgo abastece o nosso município e algumas cidades vizinhas, por isso, nossa demanda é muito grande. Contamos com o apoio da população nessa corrente do bem”, disse a secretária Municipal de Saúde, Nicole Cipriano.

A secretária disse ainda que planeja que o Hemocentro funcione, pelo menos, uma vez aos sábados para aumentar o estoque de sangue.

Impacto nas doações

Embora a doação de sangue seja um gesto previsto no artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e garante ao empregado deixar de comparecer ao serviço por um dia, sem prejuízo do salário, a cada 12 meses, desde que comprove a doação, isso não tem impactado no aumento do número de doadores.

Durante o outono e o inverno, épocas em que as temperaturas caem e em que crescem as infecções respiratórias, a unidade experimenta uma queda significativa nas doações.

Um outro fator que também influencia no baixo índice de doadores é a contaminação por Covid-19. A pandemia afastou muitos voluntários dos hemocentros, pelo medo de estar em contato com outras pessoas infectadas pela doença.

Gratuidade nos ônibus ainda não saiu do papel

Em abril deste ano, foi aprovado por unanimidade na Câmara dos Vereadores um projeto de lei de autoria do vereader José Carlos Schuabb (PRTB) que propõe a gratuidade no transporte coletivo para quem doar sangue. Mas, ainda não há informações de quando será implantado na cidade.

Serviço

O Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins funciona em anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2523-8084.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.