MENU

Portal Multiplix

Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação será realizado neste sábado

Pais devem levar crianças e adolescentes para atualizar a caderneta de vacinação

Por Redação Multiplix
16/10/20 - 16:54
Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação será realizado neste sábado Campanha visa imunizar crianças de 0 a 14 anos e adultos de 20 a 49 anos | Foto: Divulgação/Governo do estado do Rio

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação será realizado neste sábado, 17, em mais de 1.500 unidades de saúde do estado do Rio.

Na Região Serrana do Rio, os postos vão abrir para que os pais possam levar crianças e adolescentes para atualizar a caderneta de vacinação.

A campanha é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES), com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. Cerca de 11 mil profissionais vão trabalhar neste sábado nos 92 municípios fluminenses.

Nova Friburgo:

Em Nova Friburgo, a partir das 9h, o Dia D de vacinação será iniciado nas principais unidades de saúde do município. A campanha é para crianças de 1 a 4 anos, que receberão a vacinação indiscriminada contra a poliomielite. Já as crianças de 0 a 14 anos (até 11 meses e 29 dias) deverão comparecer para acerto da caderneta.

Os adultos de 20 a 49 anos deverão comparecer às unidades de saúde para a vacinação indiscriminada contra o sarampo. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, tanto os menores de 14 anos, como os adultos, devem levar sua caderneta de vacinação para avaliação vacinal de cada um.

Ainda segundo o divulgado, as Unidades Básicas de Saúde que estarão abertas no dia 17, das 9h às 16h, serão:

  • Posto de Saúde Waldyr Costa (Conselheiro Paulino);
  • Posto de Saúde Dr. Tunney Kassuga (Olaria);
  • Posto de Saúde José Copertino Nogueira (São Geraldo),
  • Centro de Saúde Sylvio Henrique Braune (Suspiro)
  • Estratégia Saúde da Família das seguintes localidades: Cordoeira, Lumiar, São Pedro da Serra, Stucky, Mury, Conquista e Centenário.

Teresópolis:

No Dia D em Teresópolis, todos os postos de saúde vão estar abertos, das 8h às 17h. Crianças e adolescentes menores de 15 anos podem participar da campanha de multivacinação. Para receber as doses, basta se dirigir ao posto de vacinação levando o cartão do SUS ou CPF e a caderneta de vacinação.

De acordo com o divulgado, vão ser realizadas duas campanhas de vacinação: a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, para crianças entre 1 a 4 anos e 11 meses de idade, e Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para esta última, serão ofertadas vacinas do calendário básico de vacinação nacional.

Além disso, pessoas entre 6 meses e 59 anos poderão receber a dose contra o sarampo.

Domingo, 18, também será dia de vacinação. Contra o sarampo, para crianças e adulto de 6 meses a 59 anos e poliomielite (paralisia infantil), para crianças de 1 a 4 anos e 11 meses. Porém, será em sistema drive-thru, a partir das 9h às 16h.

Dia D:

De acordo com a SES, a meta da Campanha Nacional de Multivacinação é aumentar a cobertura vacinal da BCG para 90% e a dos outros imunizantes para 95% até o fim do ano.

Ainda segundo a pasta, todas as vacinas presentes nos calendários da criança e do adolescente são parte da campanha. No calendário da criança, que inclui a imunização de crianças até 10 anos de idade, são 14 vacinas no total.

São elas: BCG, Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela.

No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e Varicela.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.