MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Combate à Covid-19: leitos de enfermaria no Raul Sertã e locais de testagem são ampliados em Nova Friburgo

Secretaria de Saúde abriu mais cinco vagas no hospital municipal. UPA, em Conselheiro Paulino, terá tenda para realização de testes

Por Matheus Oliveira
14/01/22 - 11:51
Covid-19: leitos de enfermaria no Raul Sertã e locais de testagem são ampliados em Nova Friburgo Hospital Raul Sertã, em Nova Friburgo, possui mais leitos de enfermaria disponíveis | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Em meio a um novo aumento de casos do novo coronavírus em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a prefeitura adotou novas medidas para ajudar no combate à doença. Entre as iniciativas, estão o aumento dos locais de testes e leitos de enfermaria disponíveis para quem contraiu a Covid-19.

Nessa quinta-feira, 13, a secretaria de Saúde de Nova Friburgo ampliou o número de vagas de enfermaria para pacientes com Covid-19 no Hospital Municipal Raul Sertã.

Agora, são 11 leitos ofertados à população, cinco a mais do que os disponibilizados até a última quarta,12. No mesmo dia, a ocupação atingiu 100%.

Atualmente, sete pessoas estão internadas com Covid-19 na enfermaria do Raul Sertã.

Nos hospitais privados da cidade, são oferecidos outros 21 leitos de enfermaria no total. Segundo o boletim divulgado nesta quinta pela prefeitura, outras duas pessoas estão internadas na ala de enfermaria da Unimed.

Ainda de acordo com o último boletim, Nova Friburgo teve 91 casos positivos do novo coronavírus.

Questionada pela reportagem, a prefeitura informou que mesmo diante da ocupação de UTI zerada, ainda não existe a necessidade de aumentar os leitos de covid nesta ala. Contudo, a secretaria de saúde segue atenta ao cenário epidemiológico e monitora a capacidade hospitalar de acordo com os novos casos.

Ampliação de testes

Para aumentar a testagem na cidade, o poder público anunciou que a partir desta sexta-feira, 14, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Conselheiro Paulino, terá um espaço exclusivo para a realização dos testes de detecção à Covid-19.

Uma tenda cedida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer vai funcionar na unidade todos os dias, das 8h as 17h, para o atendimento em quem está com sintomas da doença.

Após a realização do teste, caso o resultado dê negativo, o paciente será liberado. Se for positivado, o infectado terá assistência médica dentro da UPA.

Com isso, os pacientes que buscam atendimento por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) serão separados da outra parte da população que busca acolhimento por outros motivos no local. Assim, o risco de contaminação será mais baixo.

Centro de Triagem vai funcionar sábado e domingo

Já o Centro de Triagem, localizado na Via Expressa, em Olaria, irá funcionar neste final de semana para atender a população que está com sintomas da doença, informou a secretaria de saúde.

No último final de semana, a prefeitura também abriu o Centro de Triagem com o objetivo de ampliar a testagem à população, principalmente diante do aumento da contaminação em Nova Friburgo. Logo, as unidades hospitalares terão o fluxo de atendimento desafogado.

A unidade abrirá das 8h às 17h, mas a entrega de fichas termina às 16h. Fora desse horário, as pessoas que precisarem de assistência poderão recorrer ao Hospital Municipal Raul Sertã ou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.