MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ocupação da enfermaria para Covid-19 no Raul Sertã atinge 100%; prefeitura de Friburgo se pronuncia

Número de internados no hospital municipal acompanha o crescimento na quantidade de casos positivos da doença na cidade, que aumentou seis vezes neste ano

Por Bernardo Fonseca
13/01/22 - 12:01
Ocupação da enfermaria para Covid no Raul Sertã atinge 100%; prefeitura de Friburgo se pronuncia Depois de meses, ocupação dos leitos de enfermaria chegou a 100% no Raul Sertã | Foto: Arquivo/Frank Martins

A ocupação dos leitos de enfermaria para Covid-19 do Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, atingiu 100% na quarta-feira, 12. Todos as seis camas disponíveis ficaram ocupadas, o que representa o dobro em relação ao dia anterior. Já os leitos de UTI permaneciam zerados. Os dados foram informados pela prefeitura.

No geral, quando é levada em conta também a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria dos três hospitais privados do município, o número é menor (37%), mas também é o dobro sobre o dado de terça-feira, quando 18,5% das enfermarias para Covid estavam ocupadas na cidade.

Questionada pelo Portal Multiplix, a Secretaria Municipal de Saúde informou que mesmo diante da ocupação máxima da enfermaria para Covid da rede pública, ainda não vê necessidade de reabrir vagas para internações, mas caso haja maior demanda, a ação será executada.

Ainda segundo a secretaria, todos os pacientes que estavam até ontem na enfermaria do Raul Sertã estão com o esquema vacinal completo. E ainda, um deles recebeu a aplicação da dose de reforço. A pasta não informou a idade dessas pessoas.

Ocupação ficou zerada durante quase todo o mês de dezembro

O aumento na quantidade de internações em 2022 chama atenção porque o Raul Sertã, que é o único hospital público de Nova Friburgo, ficou com a ocupação da enfermaria zerada por 30 dias, entre 5 de dezembro do ano passado e 4 de janeiro, segundo a prefeitura.

Ocupação da enfermaria do Hospital Municipal Raul Sertã chegou a ficar zerada por 30 dias entre dezembro e janeiroOcupação da enfermaria do Hospital Municipal Raul Sertã chegou a ficar zerada por 30 dias entre dezembro e janeiro | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo

Já no dia 5, houve a entrada de um paciente. Entre os dias 6 e 9 de janeiro, a ocupação voltou a ficar zerada. Entretanto, na última segunda, três pessoas foram internadas na enfermaria do Raul Sertã até chegar aos atuais seis, na quarta-feira.

Aumento nos casos de Covid-19

Esse crescimento repentino ocorre na sequência do aumento no número de novos casos positivos do coronavírus em Nova Friburgo.

Como comparação, durante o mês de dezembro do ano passado, o município registrou 54 casos da Covid-19. Mas este ano, somente até o dia 12 de janeiro, o número é seis vezes maior (309 testes positivos), de acordo com os dados disponíveis nos boletins da prefeitura.

Essa subida acende um alerta diante do cenário atual da pandemia, em que vários países estão enfrentando novas ondas do coronavírus, em especial devido à variante ômicron.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse à reportagem que ainda não foi informada oficialmente sobre caso confirmado da nova cepa em Nova Friburgo, mas que há uma suspeita sob investigação.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.