MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Com 31 mil registros de dengue em 2019, estado do Rio tem queda nos casos

Balanço apresenta panorama da doença, além da zika e chikungunya

Por Redação Multiplix
23/11/20 - 11:54
Com 31 mil registros de dengue em 2019, estado do Rio tem queda nos casos Balanço do estado mostra número de casos em 2018, 2019 e 2020 | Foto: Reprodução/Marcelo Camargo (Agência Brasil)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) apresentou um panorama da dengue no estado do Rio. Os dados são de 2018, 2019 e 2020. Os números foram divulgados em celebração ao Dia Nacional de Combate à Dengue, no último sábado, 21.

A dengue é uma arbovirose (doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela) que tem atingido, anualmente, a população do estado do Rio.

De acordo com o levantamento da SES, só no ano de 2019, foram 31.210 casos de dengue e nenhum óbito.

Em relação a 2018, os casos aumentaram, já que, naquele ano, foram registrados 14.763 casos da doença, com dois óbitos.

Já em 2020, esse número teve queda expressiva, com 4.339 casos e também nenhum óbito. Isso porque o mundo está passando pela pandemia do novo coronavírus. O porta-voz da SES, Alexandre Chieppe, explica a baixa de casos neste ano.

"A SES esperava, com base nos dados colhidos em 2019, principalmente por conta da reentrada do vírus 2 da dengue (vírus que havia circulado no Rio de Janeiro nos anos de 2007 a 2009), que houvesse um aumento de casos, porque uma parte significativa da população é suscetível a esse tipo de vírus. Mas não foi o que observamos. Não confirmamos nenhum óbito por dengue em 2020, até o momento, no estado do Rio", afirma Chieppe antes de completar.

"Efetivamente o número de casos foi muito menor do que no ano de 2019. Pode estar relacionado a questão do distanciamento social, de alguma forma, e ao fato de a gente ter outra epidemia concorrente, que de certa forma dificulta a entrada de um novo vírus no organismo das pessoas".

Porém, de acordo com o levantamento, não é porque houve queda que as pessoas devem relaxar nos cuidados. Ainda mais com o verão chegando em dezembro e a estação é considerada a que tem mais proliferação do mosquito.

Confira a lista de cuidados feita pela SES:

  • Verificar se a caixa d'água está bem tampada;
  • Deixar as lixeiras bem tampadas;
  • Colocar areia nos pratos de plantas;
  • Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
  • Limpar as calhas;
  • Cobrir piscinas;
  • Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
  • Limpar a bandeja externa da geladeira;
  • Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;
  • Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
  • Cobrir bem a cisterna;
  • Cobrir bem todos os reservatórios de água.

Zika e Chikungunya

O mosquito Aedes Aegypti também causa as doenças da zika e chikungunya.

Segundo o levantamento, em 2019, foram 86.187 casos de chikungunya, com 61 mortes. Já a zika foram 1.556 pessoas com a doença, e nenhuma morte foi registrada.

Não foram divulgados os dados referentes a este ano.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.