MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cinco pacientes devem receber alta da Clínica Santa Lúcia, em Friburgo, no próximo mês

Entenda as mudanças que estão sendo promovidas na política de saúde mental do município

Por Kessia Coutinho
25/11/21 - 12:02
Cinco pacientes devem receber alta da Santa Lúcia, em Friburgo, no próximo mês Intervenção na Clínica Santa Lúcia teve início em maio deste ano | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, anunciou que na última quinta-feira, 18, recebeu alta a primeira pessoa que estava internada na Clínica Santa Lúcia, após a intervenção na unidade.

Trata-se de uma mulher que era paciente desde julho de 2020. A alta foi concedida após uma avaliação multidisciplinar, segundo o Executivo.

De acordo com Helena Wambier, responsável pela Comissão de Apoio Técnico da prefeitura, a mulher possui imóvel próprio, onde residia sozinha antes da internação. Após ser liberada, ela retornou para casa com apoio da família.

A responsável informou ainda que a equipe do setor de Saúde Mental do município já vinha realizando a transição da paciente para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), desde outubro deste ano, fazendo o intermédio entre a Santa Lúcia e o espaço.

Desde maio, a clínica está sob intervenção do Executivo municipal, após recomendação do Ministério Público Estadual (MPRJ). A medida tem o objetivo de desinstitucionalizar os pacientes internados com a formalização das residências terapêuticas.

Em junho, um censo foi realizado na unidade para avaliação psicossocial dos pacientes da instituição. O resultado desse levantamento permitiu identificar quais pacientes precisam de atendimento e aqueles que podem retornar aos seus lares.

Liberação de outros pacientes

De acordo com a responsável pela Comissão de Apoio Técnico, Helena Wambier, outros cinco pacientes estão com alta sendo discutida para o próximo mês.

Helena explica que nos casos em que o paciente não tem residência ou laços familiares, haverá o serviço residencial terapêutico: moradias, inseridas na comunidade, e destinadas ao cuidado dessas pessoas com transtorno mental.

A promessa é de que o serviço esteja disponível ainda este ano na cidade, já que o contrato para realização da primeira residência já foi assinado.

Centros de Atenção Psicossocial (Caps) oferecem atendimentos psicológicos e psiquiátricos em Nova FriburgoCentros de Atenção Psicossocial (Caps) oferecem atendimentos psicológicos e psiquiátricos em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Ao todo, foram convocados 97 profissionais num processo seletivo para atuarem nesses locais. Eles já se apresentaram para início do trabalho, previsto para começar a partir de 1º de dezembro, segundo Helena Wambier.

A previsão é de que a prefeitura assuma de vez a Clínica Santa Lúcia no dia 15 de janeiro do próximo ano.

Outras formas de atendimentos de saúde mental

Ao Portal Multiplix, a prefeitura informou que, atualmente, o município conta com diversos tipos de atendimentos psiquiátricos e psicológicos fora da Clínica Santa Lúcia, como:

  • CAPS I: atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais severos e persistentes e também daqueles que fazem uso abusivo de álcool e drogas.

  • CAPS III (antigo CAPS II): passará a funcionar a partir de dezembro, 24h por dia, sete dias por semana, com acolhimento noturno, o que deve acontecer de acordo com a responsável pela Comissão de Apoio Técnico, para adultos portadores de sofrimento mental grave. Essa modalidade será mais completa para atendimentos e pode substituir as internações hospitalares.

  • CAPS ADIII (antigo CAPS AD): atendimento voltado para pessoas que sofrem com uso prejudicial de álcool e outras drogas com acolhimento do paciente por até 14 dias, dentro do período de 30 e um semanal para a população.

  • Hospital Municipal Raul Sertã: o espaço dedicado a esse público, no HMRS, conta com sete leitos de emergência e novos profissionais devem ser integrados à equipe no mês de dezembro.

Também é possível encontrar atendimento psicológico nas unidades básicas de Saúde do Centro, Cordoeira, Conselheiro, São Geraldo e Olaria, e psiquiátrico nas UBS do Centro, Olaria e Conselheiro.

Nesses locais, os atendimentos ocorrem com agendamento através do Sistema de Regulação (Sisreg) e com encaminhamento através do Hospital Raul Sertã, Estratégia de Saúde da Família, médico de ambulatório ou CAPS.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.