MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeitura de Friburgo realiza censo que vai determinar ações de intervenção na Clínica Santa Lúcia

Avaliação dos pacientes está sendo realizada em parceria com o governo estadual. Entenda o caso

Por Matheus Oliveira
22/06/21 - 15:49
Prefeitura de Friburgo realiza censo que vai determinar ações de intervenção na Clínica Santa Lúcia Pacientes da Clínica Santa Lúcia serão avaliados em censo realizado pela Prefeitura de Nova Friburgo em parceria com o governo estadual | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo anunciou, na última semana, a realização de um censo na Clínica Santa Lúcia para avaliação psicossocial dos pacientes da instituição psiquiátrica. De acordo com o Executivo, a pesquisa ocorre em parceria com o governo estadual.

Os internos estão sendo avaliados e entrevistados por uma equipe composta por psicólogos e formandos de medicina do Centro Universitário da Serra dos Órgãos (Unifeso), que possui sede em Teresópolis.

Em entrevista à reportagem do Portal Multiplix, o gerente de saúde mental da Secretária Municipal de Saúde, Felippe Schenquel, disse que a avaliação vai nortear as próximas ações a serem tomadas em relação à clínica.

“Vamos verificar quais pacientes precisam de atendimento e aqueles que podem retornar aos seus lares. Este será um pontapé inicial para a intervenção. Mas vale destacar que a intervenção segue válida no campo jurídico, mas ainda não ocorreu de fato. Os próximos passos só serão tomados após a realização do censo”, destacou Felippe.

Por sua vez, o atual diretor da clínica psiquiátrica, Dermeval Moreira, afirmou que aguarda as decisões da Justiça, mas que está aberto ao diálogo com a prefeitura em busca de um acordo.

Ele também destaca que está satisfeito com a avaliação realizada em conjunto com o governo estadual.

“Fico feliz, pois acredito que esta avaliação vai mostrar que não ocorreram maus-tratos e os pacientes possuem carinho pela clínica, que é uma organização privada e eu fui eleito diretor pelos sócios. Então, estou aberto ao diálogo para a chegada de um acordo e à espera do desenrolar do caso na Justiça”, relatou Dermeval.

Relembre o caso

Em maio, a Prefeitura de Nova Friburgo não renovou contrato com a Casa de Repouso Santa Lúcia, em Mury, e anunciou intervenção na instituição. A decisão foi fruto de uma recomendação do Ministério Público Estadual (MPRJ).

Entretanto, na ocasião os responsáveis pela clínica não permitiram a entrada dos servidores da prefeitura, quando houve a tentativa de intervenção.

Posteriormente, a prefeitura explicou ao Portal Multiplix que para evitar a utilização da força policial, a opção encontrada foi uma saída técnico-jurídica orientada pela Procuradoria-Geral, a fim de evitar que os pacientes fossem expostos a qualquer tipo de estresse no local.

Caso a intervenção ocorresse, os administradores ficariam afastados e o município assumiria temporariamente, por até 180 dias, a gestão da unidade.

Pouco depois da recomendação, a Câmara recorreu da decisão. No último dia 7 de junho, o recurso foi indeferido e a intervenção voltou a ser válida juridicamente.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.