MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Câmara de Friburgo suspende decreto que determinou intervenção na Clínica Santa Lúcia

Interferência da prefeitura na unidade psiquiátrica foi anunciada na última sexta-feira; entenda

Por Redação Multiplix
18/05/21 - 15:53
Câmara de Friburgo suspende decreto que determinou intervenção na Clínica Santa Lúcia Intervenção na clínica psiquiátrica Santa Lúcia foi anunciada pela prefeitura na última sexta, 14 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Vereadores de Nova Friburgo votaram na manhã desta terça, 18, pela nulidade do decreto da prefeitura que estabeleceu a intervenção na Casa de Repouso Santa Lúcia. A determinação foi publicada pelo Executivo na última sexta.

O placar final foi de 19 votos contra o decreto e apenas um a favor. Dessa forma, a intervenção deixou de existir.

Durante a votação, funcionários e responsáveis pelos pacientes da clínica se manifestaram de forma pacífica na porta da Câmara.

O Portal Multiplix procurou a prefeitura pedindo um posicionamento sobre a decisão do Legislativo e aguarda retorno.

Sobre a intervenção

Na semana passada, a Prefeitura de Nova Friburgo não renovou contrato com a Casa de Repouso Santa Lúcia, em Mury, e anunciou intervenção na instituição. A decisão foi fruto de uma recomendação do Ministério Público Estadual (MP-RJ).

Entretanto, os responsáveis pela clínica não permitiram a entrada dos servidores da prefeitura, na noite da última sexta, quando houve a tentativa de intervenção.

Posteriormente, a prefeitura explicou ao Portal Multiplix que com a recusa, seria necessária utilização da força policial que acompanhava a ação. Contudo, a equipe optou por uma saída técnico-jurídica orientada pela Procuradoria-Geral, para evitar que os pacientes fossem expostos a qualquer tipo de estresse no local.

Caso a intervenção ocorresse, os administradores ficariam afastados e o município assumiria temporariamente, por até 180 dias, a gestão da unidade. Caso necessário, o período poderia ser prorrogado.

A medida teria o objetivo de garantir a continuidade da adequada prestação de serviços integrais de saúde mental e implementar a desinstitucionalização dos pacientes internados com a formalização da residência terapêutica.

O diretor da clínica Santa Lúcia, Dermeval Barbosa Moreira, alega que o decreto é ilegal, que faltou espírito público ao prefeito na decisão e que pretende recorrer à Justiça. Atualmente, a instituição tem capacidade para atender até 170 pessoas.

Recomendação do MP-RJ

Em abril, o MP-RJ recomendou à prefeitura que interviesse na Casa de Repouso Santa Lúcia para concluir o processo de desinstitucionalização dos pacientes atendidos, com seu encaminhamento às redes de atenção psicossocial (RAPS) dos respectivos municípios de origem, de modo a garantir um atendimento humanizado, dentro dos parâmetros da legislação em vigor.

Na ocasião, o MP deu dez dias para que o município se manifestasse se atenderia ou tomaria outras medidas a fim de cumprir a recomendação. A prefeitura decidiu acatar. O órgão estadual citou que a clínica vive estado violador de direitos das pessoas internadas e que a omissão do Executivo municipal poderia ser considerada para eventuais responsabilidades cível e criminal.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.