MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Casos de Covid crescem no RJ: só em Friburgo, testes positivos dobraram em apenas uma semana

Secretaria do Estado de Saúde enviou ofício aos 92 municípios recomendando ampliação da testagem

Por Nai Frossard
07/11/22 - 15:11
Casos de Covid crescem no RJ: só em Friburgo, testes positivos dobraram em apenas uma semana Vigilância estadual reforça a importância da vacinação | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Uma análise dos últimos 15 dias, realizada pela Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (Subvaps), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), aponta que a taxa de positividade dos testes de RT-PCR e antígeno para Covid-19 tiveram um aumento no estado do Rio.

A taxa de RT-PCR passou de 3% para 7% e a de antígeno, de 5% para 16%.

Em Nova Friburgo, na semana passada, foi registrado mais que o dobro da semana anterior, em casos positivos de Covid. De acordo com os dados da prefeitura, foram contabilizados 13 casos positivos entre os dias 29 de outubro e 4 de novembro.

Na semana entre os dias 22 e 27 de outubro, seis pessoas testaram positivo. A taxa de ocupação dos leitos está em 30% no Hospital Raul Sertã.

Desde o início da pandemia, Nova Friburgo teve 38.816 casos de Covid-19, o que significa 55,6% dos casos testados. Foram feitos 69.716 exames no município e 30.900 estavam negativados. A cidade registrou 985 óbitos até agora.

Alerta no estado

A Secretaria de Estado de Saúde enviou na sexta-feira, 4, um ofício aos 92 municípios do estado alertando para importância das unidades básicas e de pronto atendimento do estado ampliarem a oferta de teste rápido de antígeno para Covid-19.

Campanha segue sendo realizada em todos os municípios do estadoCampanha segue sendo realizada em todos os municípios do estado | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A recomendação orienta que todos os pacientes com sintomas de síndrome gripal devem ser testados para a doença.

O secretário de estado de Saúde, Alexandre Chieppe, revelou que já existe um plano de contingência, que será colocado em prática se necessário:

Estamos observando em diversos países do mundo um aumento na transmissão de coronavírus relacionado ainda à variante ômicron, que é a prevalente também no estado do Rio de Janeiro.

Alexandre Chieppe também afirmou que a testagem em larga escala é extremamente importante para o monitoramento do cenário epidemiológico. Ela permite que as medidas necessárias de contenção sejam adotadas diante de um caso confirmado ou de um possível aumento de casos.

O levantamento mostrou ainda que, embora a taxa de positividade para Covid-19 tenha aumentado, os vírus respiratórios com maior circulação foram o rinovírus, com 21% de prevalência, e o adenovírus, com 17%.

O vírus SARS-CoV-2 aparece em 4% das amostras testadas. Já o sequenciamento genômico para a Covid-19 identificou que a ômicron continua sendo a principal variante em circulação.

Em Nova Friburgo, a testagem é realizada às segundas, quartas e sextas, das 8h às 15h, e também às terças, das 10h às 15h, na Policlínica Centro Dr. Sylvio Henrique Braune, no Suspiro.

Preocupação com ômicron

A subvariante ômicron BQ.1 do novo coronavírus, causador da pandemia da Covid-19, foi identificada na cidade do Rio de Janeiro por meio de sequenciamento genético, feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Quanto às solicitações de leito para tratamento da doença, também houve um discreto aumento. A média diária foi de cinco para oito, sendo os leitos de enfermaria os mais requisitados no período analisado.

Vacinação em Nova Friburgo está sendo feita todos os dias nos postos de saúdeVacinação em Nova Friburgo está sendo feita todos os dias nos postos de saúde | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A vigilância estadual reforçou também a importância da manutenção da Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19, com a aplicação das doses de reforço.

Iniciada em janeiro de 2021, a campanha segue sendo realizada em todos os municípios do estado. Pessoas com 18 anos ou mais já podem tomar a segunda dose de reforço, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Os adolescentes de 12 a 17 anos devem receber a primeira dose de reforço contra a doença. E para as crianças de 3 a 11 anos, a recomendação é a aplicação de duas doses.

Além do ofício, a vigilância estadual também encaminhou aos municípios as atualizações das recomendações e orientações do Ministério da Saúde sobre a Covid-19 no âmbito das vigilâncias epidemiológicas.

Entre outras coisas, o texto recomenda a testagem de casos de síndrome gripal, distanciamento físico, etiqueta respiratória, higienização das mãos, uso de máscaras, limpeza e desinfeção de ambientes e isolamento de casos suspeitos e confirmados.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.